Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Quem Pode Usar o Título de Doutor?

Você sabe quem pode usar o título de doutor? É comum que as pessoas utilizem essa denominação para tratar alguns profissionais, mas muitas vezes essa não é uma colocação adequada, segundo as normas acadêmicas. 

Se você quer saber como usar esse título corretamente, veja só algumas informações relevantes.

 

Quem pode usar o título de doutor, segundo as normas acadêmicas?

Quando se trata de títulos universitários, quem pode usar o título de doutor são aqueles que finalizaram o doutorado e defenderam a sua tese frente aos membros de uma banca de universidade. Portanto, profissionais de qualquer área do saber — exatas, humanas ou biológicas — que chegaram a esse nível acadêmico são doutores.

Isso significa que pessoas que possuam apenas a graduação são bacharéis ou licenciados — de acordo com a modalidade de seu curso. Outro nível de titularização acadêmica é o de mestre — para quem faz mestrado. Desta forma, o doutor é o título máximo ao qual um pesquisador pode chegar.

 

Como tratar advogados e médicos?

A questão central é que as pessoas precisam saber quem pode usar o título de doutor para designar o seu status perante à academia e grau de escolaridade, e aqueles que são chamados dessa maneira porque é uma forma de tratamento usual. 

Afinal, se doutores são pessoas com doutorado, por que chamamos advogados e médicos, mesmo que esses profissionais tenham apenas uma graduação, com esse termo?

Esse título de tratamento se tornou popular no Brasil em 1827, quando Dom Pedro I decretou que todos os bacharéis em Direito e Medicina de nacionalidade portuguesa fossem chamados de doutor em todo o território brasileiro e, em especial, quando estivessem atuando perante as Cortes Brasileiras. 

Com o tempo, os profissionais formados em nosso país começaram a usar esse título, também. Ainda que essa prática tenha caído alguns anos depois, os cidadãos brasileiros adquiriram o costume de chamar médicos e advogados de doutor, hábito que segue vivo até os dias de hoje.

Portanto, embora não seja possível dizer que, do ponto de vista acadêmico, chamar esses tipos de profissionais que apenas possuem um bacharel de doutor não seja certo, quando se leva em conta a questão dos costumes — que são importantes na sociedade —, também não é completamente errado.

 

Gostou de saber quem pode usar o título de doutor? Então leia mais informações relevantes relacionadas na área de notícias, aqui no Damásio Educacional!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.