Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Desenvolvimento de carreira no Direito: saiba tudo sobre

A imagem contém uma advogada bem sucedida sorrindo, pois está em dia com o desenvolvimento de sua carreira.

O desenvolvimento de carreira no Direito é algo que muitos profissionais almejam. Afinal de contas, alcançar o reconhecimento no mercado, com estabilidade e uma boa remuneração, é o objetivo de grande parte dos bacharéis e advogados. 

Por esse motivo, é importante desenvolver um plano de carreira, elencando alguns pré-requisitos básicos para o seu crescimento, como cursar especializações, cursos livres e pós-graduações na área.

Dessa forma, o artigo de hoje irá compartilhar algumas dicas de desenvolvimento de carreira no Direito e tudo o que você precisa saber sobre um plano para crescer no segmento. Acompanhe a leitura!

Por que desenvolver sua carreira?

O sucesso profissional depende de vários fatores individuais e coletivos. Dessa forma, é fundamental que os advogados e bacharéis em Direito tenham ciência de como planejar o desenvolvimento de carreira de forma contínua e progressiva.

Até porque a acomodação é uma atitude que prejudica o profissional e pode, inclusive, prejudicar a reputação no mercado. Porém, esse é um cenário comum para quem não tem objetivos e metas definidas.

Por outro lado, se você é uma pessoa que busca o desenvolvimento de carreira, provavelmente continuará evoluindo e encontrará melhores oportunidades. Ou seja, planejar a sua vida profissional é uma maneira de alcançar melhor qualidade de vida, tanto em termos de remuneração e estabilidade, quanto trabalhar com algo relevante e que faça sentido para você.

Quais pontos afetam o desenvolvimento de uma carreira?

Há muitos pontos que afetam o desenvolvimento de carreira. Para começar, é necessário que os profissionais conheçam seus objetivos e metas, bem como a sua própria personalidade. A partir daí, é possível elaborar um plano assertivo e direcionado, ampliando as suas virtudes e corrigindo eventuais defeitos.

A seguir, separamos alguns pontos que podem afetar o desenvolvimento de carreira na área do Direito. Dessa forma, você poderá se organizar para planejar o seu percurso rumo ao crescimento!

Ir além da graduação

Algumas pessoas acreditam que para ter sucesso profissional basta ter um diploma de bacharel em mãos. Entretanto, a realidade é bem diferente – especialmente na área do Direito, em que há várias especializações e possibilidades de atuação. Por isso, se você quer galgar uma trajetória de reconhecimento, vale a pena ir além da graduação.

Destaque a área do Direito que você tem mais afinidade a, com isso, estabeleça um plano para cursar uma pós. Há pessoas que preferem investir na carreira acadêmica, enquanto outras direcionam esforços para especializações profissionais. Independentemente da sua escolha, é uma forma de ampliar os seus conhecimentos e ir além da graduação em Direito.

A imagem contém um senhor advogado praticando o desenvolvimento de carreira através dos estudos.
Planejar o desenvolvimento de carreira no Direito é essencial se você deseja ter destaque no mercado jurídico.

Acompanhe as tendências do mercado

O mercado é bastante dinâmico e, por esse motivo, o desenvolvimento de carreira também depende do acompanhamento das novas tendências. É o caso, por exemplo, dos avanços tecnológicos que fazem parte de muitos processos jurídicos.

Hoje em dia, advogados e bacharéis em Direito precisam se reinventar, aprendendo cada vez mais sobre as novas tecnologias e o Direito Digital.

Determine prazos e objetivos

O desenvolvimento de carreira só é possível quando se determina prazos e objetivos claros. Daí a importância de ter direcionamento no que você deseja executar e estabelecer metas cumpríveis.

Sonhar alto é bom, mas vale a pena começar com pequenos passos, como investir em uma qualificação ou mesmo um curso livre. Aos poucos, você alcançará sucesso e sem gerar frustrações.

O que é o plano de carreira?

O plano de carreira nada mais é que um conjunto de metas e etapas, que permite o seu desenvolvimento profissional, por meio de um objetivo específico e em longo prazo. 

Em resumo, serve como um direcionamento para a sua trajetória no mercado, seja para alcançar cargos maiores e mais estáveis, ou mesmo trocar de atuação. Para executá-lo, é preciso planejamento, persistência, disciplina e paciência, já que ele é gradativo e, por vezes, você irá se deparar com inúmeros obstáculos.

Por esse motivo, elaborar um bom plano de carreira é planejar uma programação de tempo personalizada, diante de determinados objetivos. O profissional também deve avaliar seus conhecimentos e habilidades, como forma de apresentá-los aos futuros projetos da empresa.

Como elaborar um plano de desenvolvimento de carreira no Direito?

Como vimos, elaborar o plano de desenvolvimento de carreira não é algo simples. Você precisa ter conhecimento sobre o seu profissionalismo, além de investigar dinâmicas de mercado. No entanto, com algumas dicas simples, é possível ter um direcionamento mais assertivo.

Estabeleça ferramentas que te ajudam no crescimento

Mesmo que você não tenha certeza sobre as etapas do seu crescimento profissional, é importante estabelecer algumas ferramentas que te ajudam no desenvolvimento de carreira. Isso pode funcionar como um convite para o trabalho ativo, ainda mais diante da concorrência de mercado. Alguns instrumentos que podem te ajudar são:

  • Cursos a distância, presenciais ou semipresenciais;
  • Treinamentos para soft skills (liderança, inteligência emocional, etc.);
  • Especializações, MBA ou pós-graduação.

O Damásio Educacional, por exemplo, oferece vários cursos e especializações para te ajudar no desenvolvimento de carreira. Escolha o que faz mais sentido para você!

Coloque tudo no papel

Você pode até não achar necessário, mas quando coloca tudo no papel, irá visualizar melhor seus objetivos e metas para alcançar o desenvolvimento profissional. Além disso, é uma forma de acompanhar o seu progresso, verificando o que você já conseguiu cumprir.

Conhece alguém que também deseja ampliar o desenvolvimento de carreira no Direito? Então compartilhe este artigo!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.