O concurso MP MG (Ministério Pública do Estado de Minas Gerais) está com a banca organizadora definida. Foi publicado em Diário Oficial, a contratação da banca organizadora, que será a Fundep (Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa). Deste modo, a expectativa é para nas próximas semanas seja divulgado o edital para o MP, principalmente para a carreira de promotor.
O número de vagas ainda não foi definida pelo órgão que será revelado com a publicação do edital. Para concorrer ao cargo de promotor, o candidato deverá ter a formação em direito, com pelo menos três anos de prática de atividade jurídica, com os vencimentos iniciais em R$ 26.125,17.
De acordo com o regulamento do concurso, determina que a seleção será composta em cinco etapas:
- Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
- Quatro provas escritas especializadas, de caráter eliminatório;
- Sindicância da vida pregressa e investigação social;
- Exame de higidez física e mental;
- Exame psicotécnico;
- Quatro provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.
A comissão do concurso MP MG é composta pelo promotor de justiça João Medeiros Silva Neto, como secretário titular; promotora Kátia Suzane Lima Mendes Araújo, como secretária adjunta; e as servidoras Paola Norremose Costa, Gislaine Fernandes Magno e Joane Alcântara Bandeira Gonçalves como secretárias de apoio administrativo à comissão.
Como foi o último concurso MP MG?
O último concurso MP MG para o cargo de promotor de justiça ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 50 vagas, sendo 35 para ampla concorrência, cinco para candidatos de deficiência e dez para candidatos negros.
A seleção contou com cinco etapas, incluindo provas objetivas, provas especializadas, exames psicológicos e de higidez física e mental; avaliação oral e análise de títulos.
A prova objetiva contou com 80 questões, divididas por quatro grupos temáticos, com 20 cada. A primeira contou com temas sobre direito constitucional, direito eleitoral, direito administrativo, direito financeiro e tributário e teoria geral do Ministério Público (leis orgânicas: doutrina e legislação). No grupo dois, direito penal e criminologia e direito processual penal. No três, direito civil e direito processual civil. Por fim, no último, direito material coletivo (direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos) e direito processual coletivo.