Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso MP MG: comissão define banca

O concurso MP MG (Ministério Pública do Estado de Minas Gerais) está com a banca organizadora definida. Foi publicado em Diário Oficial, a contratação da banca organizadora, que será a Fundep (Fundação de Desenvolvimento e Pesquisa). Deste modo, a expectativa é para nas próximas semanas seja divulgado o edital para o MP, principalmente para a carreira de promotor. 

O número de vagas ainda não foi definida pelo órgão que será revelado com a publicação do edital. Para concorrer ao cargo de promotor, o candidato deverá ter a formação em direito, com pelo menos três anos de prática de atividade jurídica, com os vencimentos iniciais em R$ 26.125,17.

De acordo com o regulamento do concurso, determina que a seleção será composta em cinco etapas:

  • Prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Quatro provas escritas especializadas, de caráter eliminatório;
  • Sindicância da vida pregressa e investigação social;
  • Exame de higidez física e mental;
  • Exame psicotécnico;
  • Quatro provas orais, de caráter eliminatório e classificatório;
  • Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A comissão do concurso MP MG é composta pelo promotor de justiça João Medeiros Silva Neto, como secretário titular; promotora Kátia Suzane Lima Mendes Araújo, como secretária adjunta; e as servidoras Paola Norremose Costa, Gislaine Fernandes Magno e Joane Alcântara Bandeira Gonçalves como secretárias de apoio administrativo à comissão.

Como foi o último concurso MP MG?

O último concurso MP MG para o cargo de promotor de justiça ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 50 vagas, sendo 35 para ampla concorrência, cinco para candidatos de deficiência e dez para candidatos negros.

A seleção contou com cinco etapas, incluindo provas objetivas, provas especializadas, exames psicológicos e de higidez física e mental; avaliação oral e análise de títulos.

A prova objetiva contou com 80 questões, divididas por quatro grupos temáticos, com 20 cada. A primeira contou com temas sobre direito constitucional, direito eleitoral, direito administrativo, direito financeiro e tributário e teoria geral do Ministério Público (leis orgânicas: doutrina e legislação). No grupo dois, direito penal e criminologia e direito processual penal. No três, direito civil e direito processual civil. Por fim, no último, direito material coletivo (direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos) e direito processual coletivo.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.