Está cada vez mais próximo a data para realização do novo concurso Defensoria Pública PR (Paraná). Uma vez que o órgão estadual escolheu os integrantes da comissão organizadora.
De acordo com a publicação do Diário Oficial, o presidente do Conselho Superior, Eduardo Pião Ortiz Abraão relatou a seguinte equipe: “designar o Defensor Público-geral como presidente da Comissão Organizador do IV Concurso para carreira de Defensor Público; designar os Defensores Públicos Carlos Augusto Silva Moreira Lima, Vitor Eduardo Tavares de Oliveira e Patrícia Rodrigues Mendes como membros da referida comissão (…); designar a advogada Marion Bach (…); designar a presidente da Associação dos Defensores Públicos como membra da comissão (…)”.
Contudo, do total de ofertas a serem disponibilizadas, haverá uma reserva de 10% pessoas com deficiência e 10% para afrodescendentes.
Vale destacar que ainda não foram definidas o número de vagas para o certame, que certamente oferecerá vagas para a carreira de defensor público.
De acordo com o regulamento, para concorrer às vagas para o cargo de defensor público, o candidato deverá cumprir alguns pré-requisitos:
- Bacharel em direito;
- Registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB);
- Experiência de três anos de prática jurídica comprovados.
Como foram as últimas provas para o Concurso Defensoria Pública PR
O concurso Defensoria Pública PR tem provas objetivas com 112 questões distribuídas igualmente entre quatro grupos:
- Grupo 1: Direito Constitucional, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos.
- Grupo 2: Direito Penal, Criminologia, Direito Processual Penal, Execução Penal.
- Grupo 3: Direito Civil, Direito Processual Civil, Direitos Difusos e Coletivos, Direito do Consumidor.
- Grupo 4: Direito Administrativo, Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado do Paraná, Filosofia do Direito, Sociologia Jurídica.