Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso AL CE: edital deve sair no início de março

O edital do concurso AL CE (Assembleia Legislativa do Ceará) era pra ter sido publicado na última quinta-feira (20). De acordo com informações da casa, o documento não foi publicado porque necessita de alguns ajustes que já estão sendo feitos pelo Cebraspe

A seleção integra um pacote de reorganização e modernização da casa e faz parte do projeto de resolução 14/19, de autoria da mesa diretora, que trata também da criação de cargos comissionados.

“Isso tudo foi estudado atuarialmente, porque o concurso público tem repercussão para a vida do Tesouro Estadual. O servidor público, passando do estágio probatório, ele tem direitos, e isso tem repercussão na Previdência. Então a gente tem que fazer a coisa com muita responsabilidade”, disse o presidente da AL CE, deputado José Sarto (PDT).

O presidente da assembleia, José Sarto (PDT) já havia antecipado que o certame contaria com oportunidades na área de direito. “Por ser uma Assembleia, temos órgãos como a Procuradoria e a Consultoria, mas também economia, administração, contabilidade, tecnologia da informação, jornalismo, publicidade, engenharia civil, arquitetura e português”.

Também ressaltou que o órgão possui o mesmo organograma desde 1993 e, desde então, diversos órgãos internos foram criados, como a TV Assembleia, Procuradoria, Escritório Frei Tito, conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos e Escola Superior do Parlamento.

Por fim, ressaltou que as carreiras da AL CE contarão com melhorias na remuneração básica. “Fizemos um estudo financeiro muito rigoroso. Pegamos gratificações, incorporamos ao vencimento-base e comprimimos um pouquinho a carreira”, explicou, acrescentando que os níveis de carreira tiveram redução obedecendo à analogia com o Governo do Estado e o Tribunal de Contas do Estado.

O concurso será para o preenchimento de 100 vagas, sendo 30 para cargos com exigência de ensino médio e 70 para nível superior. As remunerações iniciais devem variar de R$ 2.200 a R$ 4.500.  Agora, a casa anunciou a distribuição das vagas por cargos.

A maior oferta é para a carreira de técnico legislativo, com oferta de 30 postos, sendo 2 para portadores de deficiência

Já os cargos de analista legislativo serão para 16 áreas de conhecimento: direito (24, sendo 2 para portadores de deficiência), ciências econômicas (1), administração (6, sendo 1 para portador de deficiência), ciências contábeis (4), informática (5, sendo 1 para portador de deficiência), jornalismo (2),  publicidade (3), engenharia civil (1), arquitetura e urbanismo (1), língua portuguesa (3), biblioteconomia (1), design gráfico (2), engenharia elétrica (1), psicologia (1), controle interno (5, sendo uma para portador de deficiência) e consultoria técnico administrativa (10, sendo 1 para portadores de deficiência).

A comissão responsável, publicada em 1 de novembro, é presidida pelo servidor Marcus Vinicius Melo Cruz e conta, ainda, com os seguintes membros: Josaina Menezes Fontenelle Sousa, Marcelo Maia Fernandes, Édipo Henrique Pessoa de Oliveira, Gustavo Sampaio Brasilino de Freitas e Maria Luiza dos Santos Veras. 

Último concurso AL CE

O último concurso AL CE ocorreu em 2012, quando foram oferecidas 63 vagas, todas destinadas ao cargo de analista legislativo, com exigência de nível superior. Além disso, o concurso também foi destinado para formar cadastro reserva de pessoal. A banca organizadora, na ocasião, foi o Cebraspe.

A seleção contou com provas objetivas, discursivas e análise de títulos. A parte objetiva contou com 120 questões, sendo 50 de conhecimentos básicos e 70 de conhecimentos específicos.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade