Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como se preparar para OAB? Confira alguns macetes!

A imagem contém uma parte de uma mesa sobre a qual estão dois livros (um aberto em cima de outro - que está fechado), além de um malhete (martelo jurídico).

A prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) ronda os estudantes de Direito desde o primeiro dia de aula. Por isso, se você quer saber como se preparar para OAB, veio ao lugar certo! No artigo de hoje, vamos trazer alguns macetes e dicas que fazem toda a diferença na hora da prova.

Sabemos que muitos alunos têm medo da OAB, ainda mais porque os índices de reprovação são altos. De acordo com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), entre 2010 e 2016, cerca de 636 mil pessoas se inscreveram para a prova. Desse total, 360 mil foram aprovados na segunda fase, enquanto 44% dos candidatos foram reprovados.

Mas, podemos pensar pelo outro lado: 56% dos inscritos foram aprovados. Então, se você quer fazer parte dessa porcentagem, acompanhe a leitura e veja como se preparar para OAB com os cursos da Damásio

Como é a prova OAB?

Se você quer saber como se preparar para OAB, o primeiro passo é conhecer mais sobre o chamado “Exame da Ordem”. Essa avaliação é facultativa para os bacharéis de Direito no Brasil, após a conclusão da graduação. O principal objetivo é demonstrar que os egressos têm a capacidade necessária para atuarem enquanto advogados.

Por esse motivo, somente os aprovados no Exame da Ordem podem obter o registro profissional em carteira. Caso contrário, os profissionais não podem exercer a advocacia, embora formados em Direito.

Abaixo, veja como é a prova OAB e como funciona a OAB, de acordo com as suas fases.

1a Fase – Prova objetiva

A primeira fase do Exame da Ordem é objetiva, sem questões abertas, somente de múltipla escolha. São 80 perguntas, cada uma com quatro alternativas. O(a) candidato(a) não pode consultar nenhum material, por isso, é importante saber como se preparar para OAB.

Veja como funciona a OAB na primeira fase: são questões das disciplinas obrigatórias do curso de Direito, como Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional e Filosofia do Direito. 

Além disso, há perguntas objetivas sobre o Estatuto da Advocacia e da própria OAB, o regulamento geral da instituição e o Código de Ética e Disciplina da Ordem.

Aprovação: como é a prova OAB na primeira fase?

Cada questão vale 1 ponto, totalizando 80 pontos para quem acertar todas as perguntas. Para ser aprovado, o(a) candidato(a) precisa obter o mínimo de 50% de acertos, ou seja, 40 pontos (questões).

2a Fase – Prova prático-profissional

Como vimos, é importante saber como se preparar para OAB e como é a prova OAB para ter um direcionamento melhor dos assuntos que devem ser estudados. Assim, após a aprovação na prova objetiva, o(a) candidato(a) passa para a segunda fase de avaliação.

Nesta fase, deve-se produzir uma peça profissional e responder quatro questões discursivas. É uma das etapas mais desafiadoras, por isso, é essencial saber como se preparar para OAB com antecedência.

Aprovação: como é a prova OAB na segunda fase?

A redação da peça profissional vale 5 pontos e diz respeito sobre uma área jurídica de opção do(a) próprio(a) candidato(a), nos temas de Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário.

Já as questões discursivas são apresentadas em forma de situações-problema, cada uma valendo 1,25 pontos. Para ser aprovado(a) na segunda fase, é preciso obter nota igual ou superior a 6.

A imagem contém uma jovem estudante segurando um livro aberto com uma mão e apoiando uma caneta na boca. A jovem busca como se preparar para OAB.
Saber como se preparar para OAB é essencial para receber aprovação no exame!

E como se preparar para OAB?

Saber como se preparar para OAB é ir muito além dos estudos. Isso porque o candidato deve saber como é a prova OAB, incluindo as disciplinas mais requisitadas, e como funciona a OAB, pois, como vimos, há questões específicas sobre a instituição.

Mas, além disso, o(a) candidato(a) precisa começar seus preparativos com certa antecedência, para não deixar tudo de última hora e, mais do que isso, organizar uma logística de estudos, priorizando as disciplinas mais requisitadas pela Ordem.

Dicas para se dar bem nessa prova!

Agora que você já sabe como é a prova OAB, está na hora de conhecer nossas dicas de como se preparar para OAB e conseguir a tão almejada aprovação no Exame da Ordem. Confira a seguir!

Verifique o seu nível de conhecimento para a prova

Não importa se você é recém-formado ou já tem um PhD em Direito. Na hora de fazer o Exame da Ordem, todo mundo vai precisar estudar (e revisar alguns conteúdos). Por isso, saber como se preparar para OAB exige um autoconhecimento, isto é, uma avaliação do quanto você realmente sabe sobre as disciplinas abordadas.

Aqui, vale a pena ir mais a fundo e pesquisar como é a prova OAB dos últimos anos. Se faz algum tempo que você não passa pela avaliação, saiba que muita coisa mudou. Daí a importância de revisitar os exames mais recentes.

Monte um plano de estudo com base nas questões

Como vimos, a 1a Fase do Exame da Ordem tem 80 questões de múltipla escolha. Mas, como se preparar para OAB com essa quantidade de disciplinas que existem no curso de Direito? É simples: siga um plano de estudos com base nas matérias que mais são pedidas na avaliação. Veja a tabela:

DisciplinaN° de questõesPosição
Ética Profissional81-8
Filosofia do Direito29-10
Direito Constitucional711-17
Direitos Humanos218-19
Direito Internacional220-21
Direito Tributário522-26
Direito Administrativo627-32
Direito Ambiental233-34
Direito Civil735-41
Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)242-45
TOTAL80
Tabela com os assuntos que mais aparecem no Exame da Ordem

Como passar na OAB com a Damásio!

Se você está procurando como se preparar para OAB, ou mesmo como passar na OAB, precisa conhecer os cursos exclusivos para o Exame da Ordem da Damásio Educacional.

Nós somos especialistas em cursos de graduação, pós-graduação e mentorias especializadas de como se preparar para OAB. Nossos conteúdos são separados por fases da avaliação e nossa proposta pedagógica é diferenciada, com metodologias ativas para você estudar em casa e ter os melhores conteúdos.

Ou ainda, se você quiser acompanhar as aulas presencialmente, temos a oportunidade do Extensivo OAB no final de semana. Todos os nossos cursos são conhecidos pela sua qualidade de ensino e inovação metodológica para você realmente saber como passar na OAB.

Saiba agora tudo sobre como se preparar para OAB com a Damásio Educacional! Clique aqui e entre em contato agora mesmo conosco.

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.