Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como Fazer Uma Boa Prova Dissertativa?

Saber como fazer uma boa prova dissertativa é muito importante, uma vez que esse costuma ser um dos tipos de questões que mais exigem dos candidatos. Para começar, ter uma boa interpretação de texto e coesão nas respostas é essencial. 

Veja mais dicas e prepare-se!

O que é uma prova dissertativa?

As provas desta modalidade são aquelas em que não há alternativas nas respostas, como “verdadeiro ou falso” ou “a, b, c, d”, por exemplo. 

As respostas precisam ser escritas em pequenos parágrafos, como se fosse uma breve redação. O tamanho irá depender da quantidade de linhas dispostas na folha. 

Como fazer uma boa prova dissertativa?

A seguir, você verá dicas de como fazer uma boa prova dissertativa para obter um ótimo desempenho. Confira: 

Atenção aos enunciados

Assim que você pegar a prova, é importante que dê uma lida em todas as questões por cima. Dessa forma, você já consegue identificar quais temas tem mais afinidade e pode começar por eles.

Depois, leia atentamente cada enunciado, com muita atenção para evitar cair em pegadinhas ou ter uma interpretação errada daquela pergunta. 

Por fim, vá para aqueles que considera mais difíceis. Isso ajuda a não perder tempo com o que você não sabe muito bem é melhor garantir nota nos assuntos que você já tem domínio, certo?

Sublinhe palavras-chave

Em uma prova dissertativa, você precisa ficar muito atento ao que está pedindo os enunciados. Uma dica para facilitar o entendimento é começar identificando o tema da questão e ir sublinhando palavras-chave. 

Isso facilitará na hora de elaborar sua resposta e ajuda até mesmo a lembrar do que foi estudado. 

Atente-se ao número de linhas

Você pode achar que é bobeira, mas a maioria das bancas já distribui o número de linhas de cada questão com o intuito de mostrar o que espera naquela resposta. 

Caso só tenha uma linha, significa que você precisará ser mais direto. Cuidado também para não ultrapassar o espaço. 

Dê respostas completas

Um dos principais pontos de atenção sobre como fazer uma boa prova dissertativa é dar respostas completas. Você precisa ser claro, direto, ter coesão, mas também é importante elaborar sua argumentação. 

O modelo que mais funciona é a ordem de resposta direta + justificativa. Lembre-se de começar já respondendo o enunciado e depois explicando seus pontos de argumento isso vale também para as matérias de exatas, pois você precisa mostrar os cálculos que fez até chegar na resposta final. 

Cuidado com erros

Erros de ortografia, gramática, escrita muito informal, gírias (ou abreviações) e frases confusas não podem aparecer em suas respostas. Evite também responder em primeira pessoa e usar palavras estrangeiras caso use, escreva também seu significado.

Lembre-se destes pontos na hora de fazer a prova e coloque-os em prática! Não se esqueça de revisar todas as respostas depois que terminar.

Veja mais artigos como este na área de notícias do Damásio Educacional.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.