Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

COMO ESTUDAR PARA A 2ª FASE DA OAB?

OAB - Exame de Ordem

Saber como estudar para a 2ª fase da OAB é importantíssimo para garantir sua aprovação no exame. Nesta fase, há algumas mudanças com relação à primeira, tendo um conteúdo mais específico. Por exemplo, para a segunda etapa, o candidato escolhe um tema para que as questões abordadas sejam relacionadas a ele, como Direito Penal.

Vamos entender melhor sobre este assunto? Confira a seguir!

Diferenças entre a primeira e segunda fase da OAB

O Exame da Ordem dos Advogados do Brasil é uma prova realizada por estudantes de Direito que estão na reta final da graduação ou que já a concluíram. Esse teste é realizado para saber se estão aptos ou não a exercer a função de advogados. 

Há duas fases na OAB e há diferenças entre elas. Na primeira, os conteúdos exigidos  são mais gerais, sendo uma prova objetiva com 80 questões sobre os temas abordados em todas as disciplinas obrigatórias dos cursos de Direito. 

Aqueles que passarem nesta fase vão para a segunda etapa da OAB. Nesse momento, as provas são diferentes da primeira. 

Nelas, o conteúdo é mais específico, sendo um teste considerado prático-profissional, em que o aluno pode escolher uma área, podendo ser: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário. 

A prova será relacionada com a área escolhida. O teste é uma prova prática (peças processuais) mais quatro questões dissertativas.

Por fim, o candidato precisa ter uma nota igual ou superior a seis pontos.

Dicas sobre como estudar para a 2ª fase da OAB

Agora que entendeu melhor sobre o Exame de Ordem, é possível absorver as dicas de como estudar para a 2ª fase da OAB. 

A primeira delas é que o aluno escolha a disciplina, o ideal é optar por aquela que tem mais afinidade e que deseja seguir. 

Ao escolher um assunto do qual tem mais conhecimento, fica mais fácil responder às questões. 

Faça também simulados e cronometre seu tempo neles. Reveja questões de provas anteriores.

Revise todo o conteúdo estudado e treine seu raciocínio. Lembre-se que você só terá permissão para consultar a legislação, por isso, foque em outros pontos de atenção, uma vez que terá esse auxílio na prova. 

Conheça todos os termos jurídicos e circule eles em seu rascunho. Assim, ficará mais fácil procurar no índice remissivo na hora da consulta. 

Tenha auxílio de profissionais para saber como estudar para a 2ª fase da OAB com mais precisão! Entre em contato com o Damásio Educacional para saber mais sobre os cursos preparatórios para o Exame de Ordem

 

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade