Notícias

Carreira Pública ou Privada — Conheça as vantagens e desvantagens

Muitos profissionais têm dúvidas sobre seguir a carreira pública ou privada. Cada uma delas tem peculiaridades e saber qual é a melhor dependerá do seu tipo de perfil e seus desejos profissionais.

Para ajudar você nessa escolha, vamos listar algumas vantagens e desvantagens entre as duas carreiras. Confira e decida qual o melhor caminho para você seguir!

Carreira pública ou privada? Veja qual escolher

A decisão entre optar por uma carreira pública ou privada vai depender do que você acredita ser mais vantajoso para seu futuro profissional e quais sãos suas expectativas.

Com relação às vantagens e desvantagens, podemos citar os pontos mais importantes, sendo:

Salário

A remuneração é um dos fatores que mais faz com que os profissionais optem por uma carreira pública. Isso porque, os salários iniciais são altos e já estabelecidos por lei. Além disso, há estabilização na carreira.

Porém, por outro lado, não há possibilidade de obter grandes aumentos na remuneração (apenas o que está previsto por lei) enquanto na carreira privada é possível progressões maiores de salário, conforme passam os anos e ocorram promoções.

Qualificação

Para passar em um cargo público, o profissional precisa prestar concurso. Sendo assim, há uma qualificação elevada, pois é necessário que os selecionados tenham e provem seu grande conhecimento técnico.

Mas também, em contrapartida, é preciso um esforço maior por parte do candidato.

Já na área privada, conquistar um cargo é um tanto quanto subjetivo, pois depende de currículo, entrevistas presenciais, testes escritos, e o que mais a empresa achar necessário.

Sendo assim, no público, apenas o esforço da pessoa irá contar (além da qualificação básica exigida para prestar a prova). Enquanto a privada, há outros fatores que afetam a decisão.

Promoções de cargo

Quando o assunto é carreira privada e promoções, é possível que o colaborador vá, progressivamente, subindo de cargo e, consequentemente, de salário.

Já no setor público, geralmente o cargo é especificado e, caso queira mudar, pode ser que seja preciso prestar outro concurso. Em alguns casos, pode ocorrer promoções de cargos sem necessitar de outra prova.

Tempo

O tempo para conseguir ingressar na administração pública pode demorar meses e até mesmo anos, sendo um processo mais longo. Porém, mesmo levando mais tempo, há o fator estabilidade da carreira, garantindo mais segurança ao profissional.

Já na privada, as vagas costumam ser mais imediatas, demorando cerca de semanas, na maioria dos casos. Porém, aqui, não há qualquer segurança com relação à demissões.

Agora que você já sabe quais as vantagens e desvantagens da carreira pública e privada, fica mais fácil descobrir qual deseja seguir, certo?

Se você quer ingressar no mundo público, há alguns cursos do Damásio Educacional para concursos. Já para a iniciativa privada, é possível conferir cursos de pós-graduação e extensão, para aprimorar ainda mais suas habilidades!

Saiba mais em nossa  área de notícias e mantenha-se informado.

 

Matérias similares

Como e Quando Começou o Exame Da OAB?

Muito se fala sobre o teste da Ordem dos Advogados do Brasil, que é realizado pelos estudantes de Direito que estão próximos de completar ou já concluíram o curso. Porém, você sabe, de fato, como e quando começou o exame da OAB? A seguir, você conhecerá mais sobre a história do certame. Confira! O que […]

Câmara aprova prisão domiciliar para gestantes e mães de portadores de necessidades especiais

A Câmara dos Deputados aprovou recentemente que mulheres grávidas e mães de pessoas portadoras de necessidades especiais não cumpram mais prisão preventiva e sim regime domiciliar.