Está prestando a segunda fase do Exame da OAB? Então saiba que você precisa escolher uma entre as áreas de atuação no Direito nesta etapa da prova. Mas qual?
O recomendado é que você opte por aquela que tem mais familiaridade e/ou experiência, mas caso esteja com dúvida, separamos algumas das principais para te ajudar na escolha.
Áreas de atuação no Direito: Carreira Jurídica e advocacia
As áreas de atuação no Direito podem ser divididas em dois grandes blocos, sendo eles a advocacia e Carreira Jurídica. Entenda o que difere as duas e quais as principais áreas dentro delas.
Carreira Jurídica
A Carreira Jurídica é para aqueles que desejam atuar em órgãos públicos, municipais, estaduais ou da União. O papel do profissional é conduzir investigações, acompanhar e intermediar nos julgamentos. Das áreas de atuação da carreira pública, a única que está entre as opções da segunda fase da OAB é o Direito Constitucional.
Este é um ramo do Direito que estuda, analisa e interpreta as normas constitucionais. O profissional tem um papel fundamental, já que é por meio das regras e princípios que compõem da Constituição que os cidadãos têm seus direitos garantidos dentro das leis do poder estatal.
Além dessa área, há outras que compõem a Carreira Jurídica, mas que não estão nas alternativas da segunda fase do Exame da Ordem:
- Advocacia Pública;
- Delegacia de Polícia;
- Magistratura;
- Ministério Público.
Advocacia
Considerada parte do setor privado, a carreira na advocacia é para os profissionais que irão representar pessoas, empresas e instituições para defender seus direitos. As áreas de atuação no Direito desse primeiro bloco compõem a maioria das opções na segunda fase da OAB:
- Direito Civil: representa interesse de indivíduos em relação à propriedade, bens, questões familiares e transações comerciais;
- Direito Penal: prepara e apresenta defesa ou acusação de crimes contra pessoas físicas ou jurídicas;
- Direito Trabalhista: representa empresas ou pessoas em ações trabalhistas relacionadas às questões entre empregado e empregador, sindicais ou de previdência social;
- Direito Administrativo: garante o bom desempenho das atividades do setor administrativo, de acordo com as regras, como órgãos, agentes e atividades da Administração Pública;
- Direito Tributário: cuida dos princípios relacionados aos impostos, taxas e todas as obrigações tributárias, assim como os órgãos responsáveis pela fiscalização;
- Direito Empresarial: cuida do cumprimento das regras que garantem um bom funcionamento entre empresas, empresários e o mercado.
Além dessas áreas, há outras como Arbitragem Internacional, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Contratual, Direito de Propriedade Intelectual e Direito Digital.
Agora que você já sabe um pouco sobre as áreas de atuação no Direito, chegou a hora de aprofundar seus conhecimentos. Conheça os cursos por área no site da Damásio Educacional e se prepare para um carreira de sucesso!