Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

CONCURSO TRF3 – ANUNCIADO

Tribunal Regional Federal - 3° Região

No início desta semana o Diário Oficial da Justiça publicou a Ata da 189ª Sessão Ordinária, que abordou questões sobre a abertura de um novo concurso para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

De acordo com a Desembargadora Federal Presidente, Therezinha Astolphi Cazerta, estudos estão sendo feitos para a realização de um novo certame para o Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Porém, a presidente relata que a grande dificuldade para a abertura do concurso é a questão das contenções orçamentárias, já que o custo respectivo é da ordem de oito milhões de reais, sendo que a taxa de inscrição paga pelos candidatos não reverte para cobrir os gastos com o certame, como ocorria antigamente.

Em reunião com o Sindicato do Judiciário Federal no Estado de São Paulo – Sintrajud no mês de março deste ano, a presidente do Tribunal manifestou compreensão sobre a necessidade de concursos públicos e que busca meios para solucionar esta demanda.

No final do ano passado, em um encontro com o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, a presidente se mostrou receptiva a abertura de um certame, reconhecendo a grande carência de servidores no Tribunal.

A Assessoria de Comunicação do órgão informou que o Conselho da Justiça Federal autorizou a abertura de uma nova seleção para o preenchimento de 69 vagas, todos provenientes de aposentadorias. No entanto, não há uma previsão de como essas vagas serão oferecidas.

Segundo informações obtidas através do Portal da Transparência, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região conta com 291 cargos vagos para as carreiras de Analista Judiciário e Técnico Judiciário.

O Estado de São Paulo concentra o maior número de vacância, com 274 cargos, dos quais 103 são para Analista Judiciário e 171 para Técnico Judiciário. Já a sessão judiciária do Estado de Mato Grosso do Sul possui, no momento, 17 cargos vagos, sendo 07 vagas para Analista Judiciário e 10 vagas para Técnico Judiciário.

A necessidade de um novo certame para ingresso nos quadros do Tribunal Regional Federal da 3ª Região é verídica, visto que o último concurso realizado pelo órgão ocorreu em 2013, tendo o seu prazo de validade vencido.

Naquele momento, foram ofertadas um total de 260 vagas, das quais 125 vagas eram reservadas para o cargo de Analista Judiciário, de nível superior de formação, e 135 para o cargo de Técnico Judiciário, de nível médio.

A Fundação Carlos Chagas – FCC foi a banca responsável pela organização e seleção do último certame.

 

Texto escrito por Daniela de Araújo.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.