Nesta quarta-feira, dia 19 de junho de 2019, o Ministério das Relações Exteriores publicou no Diário Oficial da União a Portaria nº 598, de 17 de junho de 2019, que regulamenta as diretrizes do novo concurso para a carreira de Diplomata.
De acordo com o documento publicado, serão ofertadas o provimento de 20 (vinte) cargos na classe de terceiro-secretário da carreira de Diplomata.
A expectativa é que o edital seja publicado no segundo semestre de 2019.
Conforme ratificado na publicação, a primeira fase do certame consistirá na aplicação de Prova Objetiva, de caráter eliminatório, composta por questões de:
– Língua Portuguesa
– Língua Inglesa
– História do Brasil
– História Mundial
– Política Internacional
– Economia
– Direito e Direito Internacional Público
Já a segunda fase compor-se-á de Provas Escritas, de caráter eliminatório e classificatório, constituída de questões de:
– Língua Portuguesa
– Língua Inglesa
– História do Brasil
– Geografia
– Política Internacional
– Economia
– Direito e Direito Internacional Público
– Língua Espanhola
– Língua Francesa
Serão estabelecidas notas mínimas para aprovação nas provas escritas de língua portuguesa e de língua inglesa.
A remuneração inicial dos servidores na carreira de Diplomata é de R$ 18.059,83 (informação fornecida pelo último edital do órgão publicado em 2018).
Para concorrer ao cargo, é necessário que o candidato apresente diploma de conclusão de curso de graduação de nível superior em qualquer área.
Vale ressaltar que, desde 1996, os concursos para ingresso na carreira diplomática são realizados anualmente.
O último concurso do Ministério das Relações Exteriores para ingresso na carreira de Diplomata foi realizado em 2018, tendo o Cebraspe como banca organizadora responsável pela seleção.
Texto escrito por Daniela de Araújo.