Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Qual a Importância de Fazer Um Cronograma de Estudos Para o Exame de Ordem?

Para que um curso preparatório para OAB seja eficiente, é fundamental que o concursando se organize e crie um cronograma de estudos. 

Isso porque elaborar um roteiro é uma maneira de organizar sua rotina e te ajudar a se preparar para o Exame da Ordem com excelência. Afinal, você depende do sucesso na prova para exercer a advocacia. 

Por que criar um cronograma de estudos para OAB?

É comum candidatos acharem que comprar um curso preparatório já é o suficiente para passar na OAB, mas, para que ele seja aproveitado ao máximo, você vai precisar de organização. Por isso o cronograma de estudos é importante! Além de ordenar tudo, ele pode te ajudar em diversos outros aspectos, confira: 

Controlar o tempo

O tempo pode ser seu maior inimigo, tanto na execução do Exame da Ordem, quanto no período de preparação. Isso porque sua rotina vai mudar completamente e você precisa rever suas atividades e encaixar os estudos entre elas. 

Para isso, veja o que precisa estudar, quantos dias você tem até a prova e distribua os conteúdos em horas diárias. A quantidade ideal por dia para estudar para OAB é relativa, vai depender: 

  • da sua disponibilidade;
  • da sua rotina;
  • do tempo que você tem até a prova;
  • da capacidade do seu cérebro de absorver informações por um determinado período.

Há pessoas que aprendem melhor durante o dia, outras durante a noite. Algumas são mais rápidas, outras não conseguem absorver mais nada depois de um certo tempo. Tudo isso será analisado por você nas primeiras semanas, para que seja um estudo proveitoso. 

Além disso, você será capaz de cronometrar quanto tempo leva para fazer os simulados, o que trará mais segurança no momento da prova.

Estudar todas as disciplinas e priorizar os pontos mais importantes

Com todos os conteúdos distribuídos previamente, você não corre o risco de deixar algum para trás. Além disso, o roteiro te ajudará a priorizar quais são as disciplinas mais importantes da 1ª e 2ª fase da OAB, quais delas demandam mais tempo ou as que você tem mais dificuldade. 

Respeitar seus limites

Nenhum estudo é eficiente se sua saúde mental não estiver em dia, por isso, respeitar seus limites é fundamental. Com o cronograma você conseguirá distribuir o tempo dentro do que funciona para você. Por exemplo, de nada adianta estudar 24 horas seguidas, se 18 delas você não conseguiu absorver nada devido ao cansaço ou desgaste. 

Portanto, respeite seu tempo dentro do possível, mas cuidado para não se sabotar! Não ache que 30 minutos diários são o suficiente, pois precisa sair com os amigos para se distrair. 

Tenha bom senso e lembre-se das prioridades. Explore sua capacidade até o limite e mantenha a calma, isso te ajudará a encontrar o equilíbrio ideal. 

Quer ajuda para montar seu cronograma de estudos? Não se preocupe, a Damásio Educacional preparou um Planner de estudos para a OAB! Baixe e comece já a se preparar! 

 

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.