Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Quais são os tipos de Direito? Como escolher?

A imagem contém uma advogada olhando para a tela do seu notebook. Ao seu lado há uma estatueta do símbolo da justiça.

Você sabia que há vários tipos de Direito em que se pode atuar? Pois é, essa é uma das grandes vantagens de cursar uma faculdade de Direito, já que podemos escolher entre áreas diferentes e seguir especializações distintas.

Mas, ao mesmo tempo que isso é muito bom, já que os estudantes têm diferentes perspectivas sobre a profissão, fica a dúvida: em qual área devo atuar? Afinal, essa é uma escolha que pode fazer a diferença para toda a sua vida profissional.

Pensando nisso, o artigo de hoje vai mostrar um pouco sobre os tipos de Direito e como escolher a área certa para você. Por isso, acompanhe a leitura e saiba mais!

Quais são os tipos de Direito?

A carreira no Direito é bastante abrangente. Ou seja, muito além da figura do advogado criminal, tão presente em nosso imaginário devido às atuações em filmes e em acontecimentos que vemos nos noticiários, o estudante tem a oportunidade de atuar em diferentes frentes profissionais.

A seguir, conheça quais são os tipos de Direito e o perfil ideal para atuar em cada área!

Direito Civil

O Direito Civil é a maior área de atuação dos advogados brasileiros. A principal atribuição do profissional dessa área é, portanto, representar os interesses individuais referentes a bens, propriedades, questões familiares (divórcio, herança, etc.), entre outros.

Além disso, é possível se especializar em um segmento particular da Advocacia Civil, como Direito Contratual, das Pessoas, da Família, entre outros.

Portanto, quem vai atuar no Direito Civil precisa ter um perfil engajado, que goste de pessoas e tenha ambição de crescimento profissional.

Direito Penal

Já o Direito Penal está entre os tipos de Direito mais conhecidos pelo estudante. Aqui, o profissional atua nas ações de crimes e contravenções, tanto na defesa quanto na acusação dos envolvidos nos processos.

O advogado criminal deve ter um perfil com:

  • ênfase na ética profissional;
  • foco no cliente; 
  • boa comunicação;
  • capacidade de persuasão;
  • amplo conhecimento sobre a legislação vigente.

Direito Tributário

O Direito Tributário, como o próprio nome sugere, lida com questões referentes aos impostos, pagamentos de taxas, erros na arrecadação, por exemplo, entre outros assuntos similares.

O profissional precisa, portanto, ter domínio sobre a legislação e, além disso, gostar de áreas complementares ao direito, como a Contabilidade e Administração.

Direito Trabalhista

O Direito Trabalhista lida com questões que cercam o trabalho, como, por exemplo, ações empresariais, sindicais, ou mesmo disputas entre empregados e empregadores. 

A área é um dos tipos de Direito que mais cresce. Inclusive, muitas faculdades de Direito têm especializações e cursos para o segmento trabalhista. Por isso, para ser um profissional dessa área, é preciso ter um perfil analista e crítico, além de um bom poder de negociação.

Direito Contratual

O Direito Contratual é focado na elaboração de contratos. Em geral, é um dos tipos de Direito que engloba a área cívil. Assim, nessa área, o advogado pode representar pessoas físicas ou jurídicas, tendo como principal objetivo evitar conflitos.

Direito Ambiental

O advogado ambientalista, isto é, o profissional do Direito Ambiental, é responsável por acompanhar processos de licenciamento e infrações em áreas naturais protegidas, processos civis ou judiciais vinculados ao meio ambiente e outras questões ambientais.

Direito Empresarial

O Direito Empresarial é uma área voltada às questões referentes ao comércio. Por exemplo, o advogado pode defender causas que envolvem a abertura ou fechamento de estabelecimentos, ou mesmo realizar contratos de patentes e marcas para empresários.

A imagem contém um advogado empresarial, um dos tipos de Direito, apresentando um contrato para o cliente
O Direito Empresarial é um dos tipos de Direito, no qual o advogado atuará em causas comerciais.

Direito do Consumidor

Já o Direito do Consumidor é um ramo da advocacia que defende o cidadão e a sua relação com os fornecedores e/ou bens de serviço. Desse modo, esse é um dos tipos de Direito mais conhecidos no mercado, tendo como base o Código de Defesa do Consumidor (Lei No 8.078/90).

Direito da Tecnologia da Informação

O Direito da Tecnologia da Informação é um tipo de Direito bastante recente, que ganhou força devido à ampliação das TICs (tecnologias da informação e da comunicação) e o compartilhamento de dados sensíveis na internet. 

A área lida com as transformações culturais e comportamentais da sociedade quanto ao uso da informática. Por isso, o profissional deve permanecer atento às principais mudanças através da tecnologia e o dinamismo do mercado digital.

Carreira pública é um tipo de Direito?

Além de todos os tipos de Direito mencionados anteriormente, os egressos desse curso também têm a oportunidade de seguir carreira pública. Inclusive, muitos alunos já entram na universidade com esse propósito. Algumas opções são:

  • Magistratura: juízes que julgam processos criminais e expedem mandatos;
  • Defensoria Pública: advogados que defendem os cidadãos que não têm dinheiro para pagar profissionais particulares;
  • Desembargadoria: juízes que avaliam decisões tomadas na primeira instância, podendo corroborá-las ou contestá-las;
  • Procuradoria: profissionais que prezam pelo direito da sociedade em vários níveis, como federais e estaduais;
  • Diplomacia: quem faz faculdade de Direito também pode optar pela carreira diplomática, com enfoque na relação do Brasil com outros países;
  • Promotoria: os promotores públicos são responsáveis pela acusação e denúncia de cidadãos em julgamentos criminais;
  • Delegado Federal: os delegados brasileiros precisam ter cursado faculdade de Direito em nível bacharelado.

Para seguir carreira pública, além de conhecer os tipos de Direito, é necessário prestar concurso. Por isso, os advogados precisam se preparar bastante, investindo em cursos de especialização em Direito Público ou até modalidades de estudo intensivo.

Tipos de Direito menos populares

Com a expansão dos tipos de Direito e das especializações em faculdade de Direito, é possível escolher entre diferentes áreas. Dessa forma, os advogados têm muitas opções de crescimento na carreira profissional, até mesmo em áreas menos populares.

É o caso, por exemplo, da Advocacia Pro Bono. Em termos gerais, essa atividade nada mais é que uma atuação voluntária oferecida pelo profissional, com objetivo de prestar serviços jurídicos às pessoas com baixa renda ou que não têm meios de arcar com os custos judiciais.

Damásio: a faculdade de Direito que te ajuda na sua escolha profissional!

Está com dúvidas entre todos os tipos de Direito e qual carreira profissional seguir? Então, conheça a Damásio Educacional, uma faculdade de Direito diferenciada e que traz uma metodologia aplicada à prática, para você se especializar ainda mais como advogado(a). Entre em contato e saiba mais!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.