Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Por que fazer Direito? Confira aqui os 5 motivos!

A imagem contém um jovem com a mão esquerda apoiada no queixo e a cabeça levemente inclinada, com a expressão de quem se pergunta: "Por que fazer Direito?"

Entrar em uma faculdade de Direito não é algo fácil, ainda mais diante da enorme concorrência do curso no Brasil. Isso tudo deve-se às grandes oportunidades da carreira e aos ótimos ganhos dos advogados, mesmo os recém-formados. Por isso, se você está se perguntando por que fazer Direito, já pode ter a sua resposta aí.

Além disso, há muitas coisas interessantes na área e que fazem o curso ser desejado por muitas pessoas. Quer saber por que fazer Direito? Nós separamos 5 motivos para te convencer! Acompanhe a leitura.

Como é o curso de Direito?

O Direito é um dos grandes cursos dentro das Ciências Humanas, que irá tratar sobre as normas que regulamentam a sociedade, seja em âmbito privado (questões familiares, do comércio, bens imobiliários, entre outros) ou público, envolvendo todos os setores administrativos do país.

Dessa maneira, quem faz uma faculdade de Direito tem a oportunidade de atuar em várias áreas privadas ou públicas, defendendo clientes e contratantes, bem como em serviços de consultoria jurídica.

Mas, por que fazer Direito? O que essa carreira tem de tão empolgante? Para começar, os salários são muito bons, logo de início. Além do mais, você tem a oportunidade de prestar um concurso público e ter uma boa estabilidade, trabalhando em casos de alta relevância.

Porém, para atuar como advogado, é preciso ter aprovação no Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), em todas as suas fases: tanto na prova objetiva quanto discursiva na prática-profissional e argumentativa.

Como é a estrutura do curso?

Quem ingressa em uma faculdade de Direito se depara com um curso bastante completo, com duração de 10 semestres (em média, 5 anos). Durante esse período, o estudante tem contato com várias disciplinas, incluindo as matérias gerais (Filosofia, Sociologia, Economia, etc.) e específicas (Direito Civil, Constitucional, Administrativo, Público).

Além disso, o aluno da faculdade de Direito também vivencia:

  • Disciplinas práticas, com prestação de serviços advocatícios voluntários;
  • Estágio prático obrigatório e supervisionado pela instituição de ensino.

Durante a formação, o estudante também irá se deparar com as diferentes áreas da carreira, sendo uma oportunidade de escolher entre as diversas oportunidades de especialização que deseja seguir.

Qual o perfil do estudante dessa área?

Antes de saber por que fazer Direito e os motivos que fazem essa área ser tão cobiçada pelos estudantes, vale a pena descobrir um pouco sobre o perfil profissional dos advogados e se você tem as atribuições necessárias para ser um estudante desse curso.

Em primeiro lugar, parece meio óbvio, mas o aluno de Direito precisa estar pronto para agir em defesa de seu cliente. Sendo assim, é importante ter facilidade em falar em público, espírito de justiça e ânsia por informação.

Além disso, o estudante deve gostar de estudar e aprender coisas novas, pois a área exige bastante leitura, interpretação textual e senso crítico para aplicabilidade das leis, diante de determinadas situações.

A imagem apresenta uma sala de aula com seis alunos. Todos eles estão com as mãos levantadas para participar da aula. Saber por que fazer Direito torna a dinâmica das aulas muito mais interessante.
Quando você quer saber por que fazer direito e possui interesse em aprender cada vez mais sobre a área, com certeza, terá muito sucesso na profissão!

5 motivos para fazer Direito!

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o curso, está na hora de saber por que fazer Direito e o que ele tem de tão atrativo assim. A verdade é que essa graduação irá oferecer oportunidades profissionais e pessoais muito valiosas, independentemente da carreira que você irá seguir.

Abaixo, confira os 5 motivos e saiba por que fazer Direito!

1 – Diversas opções de atuação profissional

O primeiro motivo é que o curso de Direito traz uma ampla diversidade de carreiras. Ou seja, além da advocacia convencional, você também tem a oportunidade de atuar como promotor, juiz, defensor público, delegado, procurador e muito mais!

Além disso, também há opções para quem gosta do trabalho autônomo, por meio de contratos, ou pelo próprio regime da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Para quem gosta de ensinar, é possível investir na carreira acadêmica, como professor de graduação em várias universidades do país.

2 – Relação com muitas outras áreas do conhecimento

O Direito é um curso que tem uma relação muito próxima com várias áreas do conhecimento, que vão muito além do âmbito jurídico. Por exemplo, quem gosta de trabalhar com a administração de empresas irá encontrar um campo muito fértil nos ensinamentos do Direito Trabalhista e Tributário.

Portanto, muitas pessoas podem se perguntar: por que fazer Direito se eu já tenho uma profissão? Aí está a resposta! Você irá ampliar o seu leque de conhecimento e poderá expandir a sua carreira.

3 – Defesa da justiça e diminuição das desigualdades

As normas jurídicas têm como premissa o estabelecimento da ordem entre os seres humanos e a garantia do direito para todos. Por isso, quem cursa uma faculdade de Direito tem a oportunidade de se juntar à luta em defesa da justiça e diminuição das desigualdades sociais.

Tanto que várias pessoas vão em busca desse curso com o propósito de tornar o mundo melhor e a sociedade mais justa.

4 – Boas perspectivas no mercado de trabalho

Apesar da ampla concorrência nas faculdades de Direito, o mercado de trabalho não está saturado e você tem a oportunidade de conseguir emprego em vários escritórios, ou até mesmo abrir o próprio negócio.

Inclusive, diante do panorama atual do Brasil, os profissionais da área jurídica são cada vez mais necessários.

5 – Ajudar as pessoas e mais necessitados

Muitas pessoas respondem que fazer Direito é para ajudar quem mais precisa, em uma hora complicada. É justamente isso! Quem tem ânsia por justiça e deseja transformar o mundo tem a oportunidade de atuar nessa vertente. 

Isso vale não só para casos de Defensoria Pública, mas também no âmbito do Direito dos Animais, Direito do Meio Ambiente, Direitos Humanos e muitos outros!

Está convencido por que fazer Direito? Então, você precisa conhecer as oportunidades de carreira com a Damásio Educacional! Entre em contato com a gente e conheça a nossa faculdade de Direito e outros cursos especializados para profissionais da área.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.