Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

O Que Faz Um Técnico Jurídico?

Você já foi em um cartório e se perguntou qual a formação necessária para trabalhar lá? Se isso está dentro dos seus planos de carreira, saiba que a profissão, mesmo recente, tem habilitação necessária. Confira abaixo o que faz um Técnico Jurídico e como se tornar um! 

O que faz um Técnico Jurídico?

Afinal, o que faz um Técnico Jurídico? Também conhecido como Técnico em Serviços Jurídicos, este profissional atua em serviços de apoio técnico-administrativo em escritórios de advocacia, cartórios judiciais e extrajudiciais, Recursos Humanos, tribunais, fóruns e assessoria de departamentos administrativos. 

Esta ainda é uma profissão recente no meio acadêmico, criada em 2005 para atender um pedido do Tribunal de Justiça de São Paulo que precisava de profissionais qualificados com capacitação profissional na área. 

Foi aí que o MEC oficializou a criação de cursos nessa área, para a formação de pessoas com um notável conhecimento jurídico, necessário para executar as funções com excelência. Mas quais são esses cursos que habilitam o trabalho do Técnico Jurídico? 

Quais os cursos que habilitam a atuação como Técnico Jurídico?

Ao contrário do que muitos pensam, um Técnico Jurídico não precisa ser bacharel em Direito. Ele é habilitado em nível médio de técnico em serviços jurídicos, conforme consta no catálogo oficial do Ministério da Educação. 

Mas vale lembrar que nem todos os estados possuem este tipo de curso. Atualmente eles são oferecidos em São Paulo, Santa Catarina, Ceará, Paraíba, Piauí, Mato Grosso e Espírito Santo. 

Existem os cursos tecnólogos também, que auxiliam na capacitação desse profissional — lembrando que ele não pode atuar como advogado apenas com essa formação. A vantagem do curso é que ele abre o leque de oportunidades em concursos públicos, como na área de Administração Pública, por exemplo. 

 

Técnico Jurídico é a mesma coisa que Técnico Judiciário?

Esta é uma confusão comum, mas, não, eles não são a mesma coisa. Como você já viu o que faz um Técnico Jurídico, fica mais fácil de compreender a diferença.

O Técnico Judiciário é um servidor público do quadro do Tribunal da Justiça do Distrito Federal, dos estados e de todos os ramos do Poder Judiciário Federal. Ele participa de comissões e pode atuar nas áreas Jurídica e Administrativa. 

Percebe a diferença entre os dois? Agora que você já descobriu o que faz um Técnico Jurídico e quais os cursos disponíveis para se tornar um, acesse o site da Damásio Educacional e confira os principais concursos na Carreira Jurídica.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.