Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Cronograma de estudos OAB: como montar o seu

A imagem contém um jovem com uma prancheta. Sua mão segura uma caneta ao mesmo tempo que apoia seu queixo. Revelando uma expressão de dúvida sobre como montar um cronograma de estudos OAB.

Quem deseja seguir na carreira de advogado(a) precisa encarar a tão famosa prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Embora difícil, o exame pode ser superado com um cronograma de estudos OAB, com planejamento e dedicação para as disciplinas requisitadas no teste.

Se você está buscando dicas de como estudar para OAB, chegou ao lugar certo! Afinal, no post de hoje, vamos mostrar uma maneira simples, porém muito eficiente, de montar um plano de estudos OAB e alcançar a tão sonhada carteira da Ordem! Por isso, acompanhe a leitura!

Como estudar para OAB do zero?

Há muitos mitos sobre a prova da OAB. Por esse motivo, é preciso, em primeiro lugar, esquecer a fama do exame de ser muito difícil e focar no que realmente importa: montar o seu cronograma de estudos OAB e se preparar para o dia da avaliação.

A aprovação em qualquer prova depende de um plano estratégico. Ou seja, ao elaborar o seu cronograma para estudar para OAB, você precisa ter organização, dedicação e disciplina. Dessa forma, já é possível ter um vislumbre de como iniciar a preparação.

Tendo isso em mente, vale a pena conhecer como funciona a prova para elaborar o seu cronograma de estudos OAB. Portanto, para começar, a primeira fase, de múltipla escolha, é a que merece uma atenção especial, por tratar de várias disciplinas do Direito. Abaixo, saiba mais sobre essa etapa para preparar o seu plano de estudos OAB.

Conhecendo a 1a fase da OAB

As matérias que compõem a prova da 1a fase são distribuídas em 3 grupos, conforme a relevância de cada matéria.

Dessa forma, no primeiro grupo A, os assuntos mais cobrados são: Ética, Direito Civil, Processo Civil, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal e Processo Penal. Nesta etapa, temos 47 questões.

Já o segundo, grupo B, tem relevância intermediária, e compõe-se por Direito do Trabalho, Processo do Trabalho, Direito Tributário e Direito Empresarial, com 21 questões. 

Enfim, o último grupo, o C, é formado por matérias de menor relevância, como Direito Internacional, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direitos Humanos e Filosofia do Direito.

Tendo isso em mente, já fica mais fácil montar o seu cronograma de estudos OAB, levando em conta o grau de importância de cada um dos assuntos requisitados na 1a fase da avaliação.

A imagem contém uma jovem em seu computador montando seu cronograma de estudos OAB
Organizar um cronograma de estudos OAB é essencial para se preparar para a prova!

E a 2a fase da prova OAB? 

A segunda fase da prova OAB tem caráter discursivo. Desse modo, nesta etapa, é preciso mostrar seus conhecimentos acerca de uma área específica do Direito – o bom é que você escolhe a disciplina da sua prova. Assim, são sete opções relacionadas aos Direitos:

  1. Constitucional
  2. Administrativo
  3. Civil
  4. Penal
  5. Empresarial
  6. do Trabalho
  7. Tributário

Assim, ao planejar o seu cronograma de estudos OAB, já é possível separar o assunto que mais te interessa, para a segunda fase da prova.

Quais artigos estudar para OAB?

Como vimos, para montar o seu cronograma de estudos OAB, é preciso conhecer a dinâmica da prova e como ela funciona. Depois disso, vale a pena fazer um plano de estudos OAB, levando em conta a relevância de cada assunto.

Sendo assim, alguns artigos que não podem faltar no seu cronograma de estudos OAB são:

Ética e Estatuto da OAB

Você precisa dominar bem os aspectos doutrinários de Ética e do Estatuto da OAB para se sair bem na prova. Para isso, vale memorizar alguns macetes e reforçar os estudos nos dias últimos dias que antecedem a data do exame.

Direito Civil

O conteúdo de Direito Civil não pode faltar no seu cronograma de estudos OAB, pois ele é um dos mais extensos. Por isso, dê atenção especial nos assuntos sobre Direito das Sucessões, Contratos em Espécie, Direito das Coisas, Direito de Família e das Obrigações.

Processo Civil

Aqui, é importante priorizar, por exemplo, os conteúdos de Recursos em Espécie, Processo de Execução e Cumprimento de Sentença, Procedimentos Especiais, Formação do Processo, Petição Inicial, Audiência Preliminar de Conciliação ou Mediação.

Direito e Processo Penal

No Direito Penal, os assuntos mais cobrados são: Crimes em Espécie, Tipicidade, Crime Consumado e Tentativa, Concurso de Crimes e Extinção da Punibilidade.

Já quanto ao Processo Penal, dê destaque para o estudo dos Recursos, Provas, Ação Penal, Prisão, Liberdade Provisória e Jurisdição e Competência.

Direito Constitucional

No Direito Constitucional, priorize: Controle de Constitucionalidade, Direitos Individuais, Ações Constitucionais, Organização do Estado e Ordem Social.

Direito Administrativo

Aqui, é importante focar nos seguintes assuntos: Agentes Públicos, Serviços Públicos, Intervenção do Estado na Propriedade, Improbidade Administrativa e Organização Administrativa.

Quanto tempo devo estudar para a prova da OAB?

Não há uma resposta certa para essa pergunta. No entanto, o ideal é que você monte o seu cronograma de estudos OAB, levando em conta às suas necessidades (conciliar trabalho, faculdade e outros afazeres), com um intervalo suficiente para dar conta de todos os assuntos abordados na prova. 

Por isso, quanto antes você iniciar os seus estudos, melhor!

Como montar um cronograma de estudos OAB?

Além de verificar quais assuntos são prioridade no Exame da Ordem, no seu cronograma de estudos OAB, você também pode incluir algumas atividades, como simulados e a realização de provas anteriores

Outra dica é usar a ajuda da tecnologia: hoje em dia, há vários aplicativos e programas de gerenciamento de tarefas, que podem te ajudar a montar um cronograma de estudos OAB eficiente, assertivo e com o melhor aproveitamento do tempo.

E aí, gostou do conteúdo? Envie para alguém que também está buscando a melhor forma de organizar o cronograma de estudos OAB!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.