Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso TJ RJ: aberta as inscrições para 50 vagas de juiz

Na manhã desta quarta-feira (18), as inscrições do concurso TJ RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) iniciaram para o preenchimento de 50 vagas de juiz substituto. De acordo com o artigo 73 da Resolução nº 75/2009, três vagas serão reservadas para pessoas com deficiência. Além disso, conforme a Resolução nº 203/2015, ambas do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e Resolução TJ/OE/RJ nº 30/2015, dez postos serão destinados aos candidatos negros.

Para ingressar na carreira é necessário possuir diploma de conclusão de curso de nível superior em direito e, no mínimo, três anos de atividade jurídica exercida a partir da conclusão de bacharel. O salário inicial é de R$ 30.404,42.

Como serão as provas do concurso TJ RJ?

A primeira etapa a ser disputada pelos candidatos será a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório. Ela será composta por 80 questões distribuídas em três blocos de matérias a seguir especificados:

  • bloco I: direito civil, direito processual civil, organização judiciária, direito do consumidor, direito da criança e do adolescente, direitos difusos e coletivos;
  • bloco II: direito penal, direito processual penal, direito constitucional e direito eleitoral;
  • bloco III: direito empresarial, direito tributário, direito ambiental e direito administrativo.

Com duração máxima de cinco horas, o exame será aplicado na cidade do Rio de Janeiro/RJ no dia 15 de dezembro, com início às 9h. O edital de convocação, contendo o local de realização da prova, será divulgado oportunamente nos sites da Fundação Vunesp e do TJ RJ (www.tjrj.jus.br).

O concurso TJ RJ ainda contará com as seguintes etapas, eliminatórias e/ou classificatórias: três provas escritas; inscrição definitiva, avaliação física dos candidatos com deficiência, exame de sanidade física e mental, avaliação psicológica, sindicância da vida pregressa e investigação social; prova oral; e avaliação de títulos.

Veja como se inscrever no concurso TJ RJ?

A inscrição preliminar será recebida até o dia 25 de outubro, através do site da banca organizadora do processo seletivo, que é a Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br). Após concluir o cadastro, o candidato deverá imprimir o boleto bancário referente a taxa de participação, no valor de R$ 250, e efetuar o seu pagamento até a data limite do prazo, observado o horário de funcionamento do banco.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado. 

Aproveite e veja os cursos preparatórios para concurso TJ RJ do Damásio Educacional!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.