Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Seds MG: processo seletivo é confirmado pelo secretário

Na última terça-feira (08), em reunião realizada na Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), o secretário de segurança pública, Gen. Mário Lúcio de Araújo, entende que há grande necessidade para o concurso Seds MG (Secretaria de Estado de Defesa de Minas Gerais) para suprir a necessidade de servidores para os cargos de agente de segurança penitenciária e agente socioeducativo. Além disso, o secretário destacou que deve iniciar os estudos para fazer a nova seleção. “Já estamos considerando a abertura de concurso público para as duas carreiras”, afirmou.

A seleção é aguardada desde 2017, quando a então subsecretária Estadual de Gestão de Pessoal de Minas Gerais, Warlene Salum Rezende, anunciou uma nova seleção para substituição de pessoal temporário para os dois cargos.  

Em 2017, a seleção foi anunciada durante audiência da Comissão de Segurança Pública da ALMG, que discutiu a política carcerária do estado e as demandas dos agentes, inclusive a manutenção do pessoal contratado. A expectativa, na ocasião, era de aproximadamente 2,3 mil vagas, para os cargos de agentes penitenciários e socioeducativos.

De acordo com ele, atualmente o estado conta com 16.514 agentes de segurança, sendo 14.314 efetivos e 2.200 temporários. No caso de agente socioeducativo são 1.901 profissionais, sendo 1.113 efetivos e 788 temporários. Desta forma, a necessidade é de pelo menos 1.600 servidores, sendo 1.100 agentes de segurança e 500 agentes socioeducativos.

Veja como foi o último concurso Seds MG

O último concurso Seds MG para efetivos ocorreu em 2013, quando foram oferecidas 3.535 vagas para a carreira de agente de segurança penitenciária, para candidatos de ambos os sexos. A banca organizadora, na ocasião, foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

A parte objetiva contou com 50 questões, sendo 10 de língua portuguesa, 10 de raciocínio lógico quantitativo e 30 de Conhecimentos Gerais.

A seleção foi composta de provas objetivas e redação, provas de condicionamento físico, exames psicológicos, comprovação de idoneidade, exames médicos e curso de formação.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade