Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Público Ou Faculdade? Saiba Qual Escolher!

Você sabia que existem concursos públicos que são abertos para quem concluiu apenas o ensino médio, sem precisar de uma graduação? Para saber quais são eles, é necessário identificar se estão sinalizados como certames de nível médio. Neste artigo, vamos falar sobre a decisão de escolher entre um concurso público ou faculdade após sair da escola. Confira!

Concurso público ou faculdade veja as vantagens de cada um

Ao sair do ensino médio, é normal ter dúvidas sobre qual carreira deseja seguir, qual curso e faculdade escolher, etc. Nem todos conseguem se decidir com facilidade. Afinal, ainda são pessoas mais jovens e que estão se autoconhecendo. 

Por isso, prestar um concurso público pode ser uma ótima opção nesse caso. Além de não ficar parado, você ainda tem a chance de ganhar experiência, independência financeira e conhecimento de outras áreas profissionais. 

Considerando também que realizar uma faculdade gera um gasto maior, você pode até mesmo usar o tempo que trabalhará como funcionário público para guardar dinheiro e prestar um vestibular no futuro. 

Também vale pensar que um curso de graduação demora cerca de quatro a cinco anos e, algumas vezes, há certa dificuldade de entrar no mercado de trabalho, os concursos podem ajudar na estabilidade profissional. 

Porém, por outro lado, ao entrar na faculdade, você tem mais chances de se aprimorar, ampliar seus conhecimentos e seguir carreira em alguma área específica que deseja. É uma forma de dar continuidade aos seus estudos e, ainda, há opção de seguir na carreira acadêmica caso seja seu objetivo. 

Escolher entre concurso público ou faculdade vai depender do que você tem como prioridade em sua vida. Veja agora mais vantagens de cada um:

Concurso Público

Ao optar por ser um funcionário público, é possível obter:

  • estabilidade profissional;
  • independência financeira;
  • ganho de responsabilidade e amadurecimento;
  • mais tempo para se autoconhecer e buscar uma realização profissional; 
  • remuneração acima da média do mercado.

Faculdade

Já ao escolher cursar uma faculdade ao sair do ensino médio, você pode conquistar:

  • mais qualificação para o mercado de trabalho; 
  • enriquecimento de currículo; 
  • mais conhecimento técnico;
  • opção de atuar em uma área específica ou seguir carreira acadêmica. 

Agora que você já sabe mais sobre cada uma das opções, ficará mais fácil decidir sobre prestar concurso público ou faculdade. 

Lembrando que um não anula o outro e, como dito anteriormente, é possível começar em um cargo público para, futuramente, cursar uma graduação. Assim como também você pode optar pelo contrário há diversos concursos em nível superior que até mesmo exigem uma graduação como requisito (como o cargo de juiz, por exemplo).

Veja mais conteúdos como este na área de notícias do Damásio Educacional.

 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade