Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Público Federal, Municipal Ou Estadual — Qual e Como Escolher?

Você sabe o que diferencia um concurso público federal, municipal ou estadual e qual dessas opções é a mais adequada para o que você busca? Neste artigo, vamos esclarecer estas dúvidas. 

Veja os apontamentos e leve-os em consideração na hora de escolher qual desses certames é o ideal para você. Confira a seguir!

Qual a diferença entre concurso público federal, municipal ou estadual?

Na carreira pública, há diversas opções de cargos. Para ingressar em uma, você sabe que deve prestar um concurso público. Mas, qual deles escolher? 

Há algumas opções, como concurso público federal, municipal e estadual. Cada um deles está restrito às regiões indicadas. Veja as características de cada para entender suas diferenças: 

Concurso público federal 

Ao optar pelo concurso federal, é possível ser transferido para estados diferentes com mais facilidade, caso seja esse o desejo do candidato. Por exemplo, o INSS possui sede em várias cidades do país. Assim, ao ser aprovado nesse certame, terá a possibilidade de trabalhar em outras regiões. 

Estes concursos costumam ser bem concorridos e contam com provas de alta dificuldade.

Para este ano, alguns concursos desta esfera estão previstos para serem publicados, como:

  • Receita Federal para Peritos em Minas Gerais — inscrições previstas para 11 de março até 25 de março;
  • Polícia Federal para Agente Administrativo — inscrições ainda não definidas.

Concurso público municipal

Os concursos municipais são promovidos dentro da própria cidade e são indicados para quem deseja ter a certeza sobre o local para onde a vaga é designada ideal para quem não quer mudar de cidade. 

Por estar dentro da legislação estadual, é possível que as leis prescritas nos editais mudem de cidade para cidade. Com relação aos outros concursos, pode-se dizer que este é o “menos requisitado”. As provas também são consideradas menos complexas. 

Alguns exemplos de concursos públicos municipais previstos para 2019 são:

  • Guarda Municipal de Olímpia (SP) — inscrições entre os dias 11 de março e 15 de abril de 2019;

  • Prefeitura de Terra Alta (PA) para Procurador Municipal — as inscrições estão abertas e vão até o dia 24 de março de 2019.

Concurso público estadual

Quando falamos sobre concursos estaduais, a possibilidade de mudar de cidade pode ser quase que obrigatória o que irá depender do cargo e da organização para qual é o certame. 

De modo geral, os concursos estaduais são mais concorridos do que os municipais. Veja alguns exemplos de certames estaduais com previsão de abertura para este ano:

  • Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Mato Grosso do Sul para agente de segurança socioeducativa e analista de medidas socioeducativas — data de inscrição ainda não divulgada, pois estão aguardando a escolha da banca;
  • Tribunal de Justiça de Minas Gerais 1ª Instância (TJ-MG 1ª Instância) para Oficial Judiciário (Oficial de Justiça Avaliador) e Técnico Judiciário (Assistente Social Judiciário e Psicólogo Judicial) — também aguardando a definição da banca organizadora.

Conseguiu entender as diferenças e peculiaridades do concurso público federal, municipal e estadual? Agora que já sabe, ficou mais simples escolher para qual deles prestar.

Prepare-se e saiba como estudar para o certame. Aproveite e entre em contato com o Da

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.