Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso PM RJ: como serão as provas para o próximo edital na área de saúde?

Os preparativos do concurso PM RJ (Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro) para área da saúde foram retomados. Vale lembrar que o processo seletivo está autorizado desde o dia 16 de dezembro de 2019. A intenção inicial era publicar o edital no início de 2020, mas o processo foi adiado, em virtude da pandemia de coronavírus.

O concurso PM RJ segue em pauta e conta com projeto básico elaborado para a escolha da banca. Somente após a contratação da empresa poderá ser confirmada a data de publicação do edital de abertura de inscrições. 

O processo seletivo terá uma oferta de 67 vagas, sendo 42 para o cargo de oficial médico do quadro de oficiais e 25 para cabo PM especialista – técnico de enfermagem. 

A distribuição das vagas para médicos pelas especialidades serão as seguintes: anestesiologista (1),  cirurgia geral (1), cirurgia pediátrica (1), cirurgia vascular (1), cirurgia vascular – endovascular (1), clínica médica (20), neurocirurgia (4), ortopedia (1), psiquiatria (7), radiologia (1) e terapia intensiva – adulto (4).

No caso de técnico, os interessados devem possuir formação de ensino médio técnico e inscrição no respectivo conselho regional, com remuneração inicial de R$ 3.246,42. Já no caso dos médicos, os interessados devem possuir formação superior específica, registro no conselho e conclusão de residência médica, com inicial de R$ 6.014,19. Além da escolaridade, os interessados devem possuir idade de 18 a 30 anos e altura mínima de 1,65m para homens e 1,60 m para mulheres.

Como serão as provas do concurso PM RJ

No concurso PM RJ, a seleção será composta de provas objetivas, análise de títulos, exame antropométrico, testes de aptidão física, exame psicológico, exame de saúde e exame social e educacional. As provas objetivas serão compostas de 80 questões

No caso de técnicos, a distribuição é a seguinte: deontologia e exercício profissional (5), fundamentos de enfermagem (15), enfermagem médico-cirurgica (20), enfermagem de emergência (10), administração em enfermagem (5), enfermagem materno – infantil (10), enfermagem em saúde pública (10) e enfermagem psiquiátrica e saúde mental (5).

Para os médicos: pediatria (10), clínica médica (10), ginecologia e obstetrícia (10), cirurgia geral (10), legislação institucional (10) e conteúdo da especialidade  (30).

Último concurso PM RJ

O último concurso PM RJ para a área de saúde ocorreu em 2010, quando foram oferecidas 573 vagas, todas destinadas a quem possui formação de nível superior.
As opções foram para médicos em diversas áreas, incluindo cardiologia, dermatologia, ginecologia, clínica geral, neurologia, obstetrícia e terapia intensiva

A seleção foi composta de provas escritas, exame antropométrico, exame físico, exames médicos, exame social e documental, avaliação psicológica e análise de títulos.

A prova objetiva contou com 50 questões, além de cinco questões dissertativas de conhecimentos específicos.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade