O secretário da Polícia Militar do Rio de Janeiro, o coronel Rogério Figueiredo, afirmou recentemente, em suas redes sociais, que a publicação do novo edital do concurso PM RJ para 2.000 vagas de soldado segue em pauta. Além disso, Figueiredo reforça que o edital do novo processo seletivo deve ser liberado após a convocação de 800 remanescentes da última seleção. Apenas após a convocação dos remanescentes que somente então poderá ser confirmada a data de início da próxima.
“Finalizando a chamada dos 800 aprovados no concurso de 2014, a intenção do governo do estado é promover concursos de 2 mil policiais por ano”, disse. O secretário adiantou, ainda, que já existe autorização governamental para convocar 400 destes excedentes, o que deve ocorrer até agosto, com previsão de chamar os 400 restantes em até quatro meses.
O concurso chegou a ser anunciado em janeiro pelo governador Wilson Witzel, quando disse que o edital seria publicado ainda em 2020. No entanto, os preparativos acabaram sendo deixados temporariamente de lado em decorrência da pandemia de Coronavírus.
Witzel já havia dito que até 2021 a corporação deve ter 8.000 novos soldados.
Sobre o cargo concurso PM RJ
Para concorrer à carreira de soldado, os requisitos a serem cumpridos são:
- Nível médio completo,
- Idade entre 18 e 30 anos e
- Altura mínima de 1,60m para mulheres e 1,65m para homens.
Os ganhos iniciais dos servidores são de R$ 3.452,55, após o curso de formação. Durante este período, o valor é de R$ 2.213,62.
Último concurso PM RJ
O último concurso PM RJ, em 2014, contou com 6.000 vagas para soldado. A banca organizadora, na ocasião, foi a Exatus.
Os participantes foram submetidos às etapas de: prova objetiva, prova de redação, exame psicológico, exame antropométrico, exame físico, exame toxicológico, exame médico e exame social e documental.
Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.