Com a expectativa de anunciar o edital do concurso PM PR (Polícia Militar do Paraná) nesta quarta-feira (4), o governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, apenas comunicou a autorização do concurso para os policiais militares. Ainda que não tenha feito o anúncio do edital, a autorização da realização do concurso é a última etapa para abertura do edital.
Desde o passado, o deputado estadual Mauro Moraes (PSD-PR) discute várias vezes com o então governador Beto Richa sobre a liberação do processo seletivo, entretanto o político não concedeu o aval durante sua gestão. Mas conforme publicado recentemente por Moraes em sua rede social, o atual governador, Ratinho Júnior, determinaria a contratação para novos servidores ainda neste semestre.
Sobre a realização do concurso da PM PR, Moraes já salientou que: “É preciso levar em consideração que, após a aprovação de um candidato, ainda teremos no mínimo dois anos entre as resoluções burocráticas e administrativas para a contratação até a conclusão do Curso de Formação de Soldados. Ou seja, teremos baixas na PM que não serão supridas dentro de menos dois anos, o que acarretara em uma redução do efetivo e aumento da criminalidade”, enfatizou o deputado.
Em julho, o dirigente chegou a dizer que seriam 2.560 vagas, mas na verdade serão as mesmas 2.400 chances previstas inicialmente. Do total de ofertas, 2.000 são para o próprio quadro da PM e as outras 400 para o Corpo de Bombeiros do Paraná.
Concurso PM PR: soldado
Para concorrer à carreira de soldado, na área da segurança pública, será necessário:
- possuir ensino médio completo,
- ter idade entre 18 e 30 anos,
- capacidade física,
- sanidade física,
- idoneidade moral,
- quitação com serviços militares e eleitorais e
- carteira de habilitação na categoria “B”, no mínimo.
A triagem de quem pleiteia esta posição consta das seguintes etapas: exame intelectual, exame de capacidade física, exame de sanidade física, avaliação psicológica e investigação social.