Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso PC DF: veja qual banca deverá ser escolhida

Na segunda-feira (10), a Procuradoria Geral do Distrito Federal apresentou um parecer que confirma escolha da banca organizadora do edital do concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) para o cargo de escrivão, que deverá ser o Cebraspe. Diante desse cenário, as vagas autorizadas para agente também devem sair. Anteriormente, na última sexta-feira (6), o governador Ibaneis Rocha (MDB) autorizou em Diário Oficial a contratação de 1.800 vagas de agentes, sendo 600 para início imediato e 1.200 para cadastro reserva.

A expectativa é de que o concurso PC DF tenha 2.100 postos, considerando 1.800 vagas para agente e 300 para escrivão. Com a autorização do governo do Distrito Federal feita em 06 de setembro, a publicação do edital deverá ser feita em até 180 dias. Portanto, o certame terá de ter início até o começo de março de 2020.

Lembrando que em entrevista realizada para o Correio Braziliense em julho, o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, afirmou que o edital já está pronto e que falta apenas alguns ajustes, principalmente do ponto de vista financeiro. Assim, é possível que o concurso seja liberado antes do período estimado.

Com a autorização, a próxima etapa será a confirmação da banca organizadora. Desta forma, novas informações devem ser divulgadas em breve.

As oportunidades para o concurso PC DF

As oportunidades do concurso PC DF, agora, serão de 2.100 vagas. Em agosto foram autorizados 300 postos para o cargo de escrivão. Agora foram confirmadas mais 1.800 para agente.

Em janeiro, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal suspendeu uma decisão liminar que garantia a convocação de remanescentes do último concurso para o cargo de agente, realizado em 2013. Consequentemente, o Ministério Público (MP/DF) confirma a inclusão dos postos para novo concurso.

O governador anunciou, em janeiro, que deveria reforçar a área de segurança pública no Estado com novas contratações. “Lugar de bandido é na cadeia. Cansei de andar nas ruas dessa cidade e ver grades nas residências e nos comércios. Os cidadãos estão aprisionados e os bandidos nas ruas. Vou endurecer com os traficantes e todos os bandidos em nossa cidade”, disse durante evento para lançamento do programa SOS DF Segurança.

Na época, relatou sobre o trabalho para lançar o concurso PC DF para repor as forças do Distrito Federal. Segundo ele, na polícia militar do DF, que já conta com concurso em andamento, há um déficit de aproximadamente 7 mil servidores, enquanto na polícia civil DF (Polícia Civil) há carência de pessoal em todas as áreas, como agente, delegados e peritos. Deste modo, além de escrivão e agente, novos concursos ainda poderão ser autorizados ainda este ano.

Para concorrer para as vagas de agente e escrivão, o candidato deve possuir formação em ensino superior de qualquer área e CNH com categoria B. Além disso, os vencimentos iniciais são de R$ 8.698,78, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Como foi o edital do último concurso PC DF?

O último concurso PC DF da corporação ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 100 vagas para o cargo de perito criminal, sendo 20 para contratações imediatas e 80 para formar cadastro reserva de pessoal.

Antes disso, em 2015, a corporação havia realizado outro concurso PC DF, para o preenchimento de 417 postos de nível superior, sendo 170 para preenchimento imediato e 247 para formar cadastro reserva de pessoal.

As oportunidades, na ocasião, foram para os cargos de papiloscopista (com 50 vagas imediatas e 107 cadastros), perito médico legista (20 + 40 CR) e delegado de polícia (100 + 100 CR).

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado. 

Aproveite e veja os cursos preparatórios para concursos públicos do Damásio Educacional!

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.