Nesta terça-feira (18), iniciam as inscrições no concurso PC DF (Polícia Civil do Distrito Federal) com o objetivo de preencher 1.800 vagas para o cargo de agente, em que 600 delas são para início imediato e 1.200 para cadastro reserva.
Dos 600 postos para contratação imediata, 450 são para ampla concorrência, 30 para pessoas com deficiência e 120 para negros. Já as 1.200 chances para cadastro reserva estão distribuídas, respectivamente, da seguinte forma: 900, 60 e 240.
Com salário inicial de R$ 8.698,78 e jornada semanal de 40 horas, a carreira exige diploma de curso superior em qualquer área do conhecimento e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B” ou superior.
Inscrições no concurso PC DF
As inscrições no concurso PC DF para agente vão até as 18h de 8 de setembro, devendo ser efetuadas pelo site http://www.cebraspe.org.br. O valor da taxa é de R$ 196.
O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os candidatos podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (61) 3448-0100.
Provas do concurso PC DF para agente
As avaliações objetiva e discursiva estão agendadas para 18 de outubro. A primeira cobrará a resolução de 120 perguntas do tipo “certo” ou “errado”, enquanto a segunda exigirá a elaboração de uma redação de até 30 linhas abordando temas de atualidades.
O conteúdo programático abrange: língua portuguesa, língua inglesa, conhecimentos sobre o Distrito Federal, legislação, matemática e raciocínio lógico, atualidades e conhecimentos específicos (noções de direito, informática, estatística e contabilidade).
O gabarito preliminar será publicado em 20 de outubro, a partir das 19h, no site da banca. Os interessados poderão interpor recurso entre 21 de outubro e 4 de novembro, de acordo com o cronograma.
As demais etapas incluem:
- exames biométricos e avaliação médica, em 10 e 11 de abril de 2021;
- prova de capacidade física, em 5 e 6 de junho;
- avaliação psicológica, em 1 de agosto;
- sindicância de vida pregressa e investigação social, com entrega dos documentos de 27 de setembro a 1 de outubro;
- e curso de formação profissional, a partir de março de 2022.
A seleção terá validade de dois anos, a contar da homologação do resultado final. O prazo poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Polícia Civil do Distrito Federal, conforme estabelece o edital.
Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.