No último sábado (13), o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, afirmou, em suas redes sociais, que o edital do concurso concurso PC DF para agente policial segue em ajustes finais, para ser publicado no decorrer nos próximos dias, ainda em junho.
“Eu acredito que é um compromisso que nós temos de realmente soltar esse edital o mais rápido possível”, disse. “Eu gostaria que até o final do mês a gente consiga publicar o edital de concurso de agente”. Segundo ele, a liberação depende de alguns ajustes na Escola Superior de Polícia. “Conversei com os colegas Delegados de lá e estamos fazendo os ajustes finais e eu tenho certeza que no mais tardar até o final do mês a gente consiga publicar o edital”, ressaltou. A corporação já conta com contrato assinado com a banca, que será o Cebraspe.
Ao todo serão oferecidas 1.800 vagas, sendo 600 para preenchimento imediato e 1.200 para formar cadastro reserva de pessoal. Para concorrer, os interessados devem possuir formação de nível superior completo, em qualquer área de formação, além de carteira de habilitação a partir da categoria “B”.
Vale ressaltar que o presidente Jair Bolsonaro sancionou medida provisória que prevê reajuste salarial para a área de segurança no estado, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. No caso da PC DF, o reajuste é de 8%. Desta forma, para os agentes, a remuneração inicial, que atualmente é de R$ 8.698,78 deve passar para R$ 9.394,68, com jornada de trabalho de 40 horas semanais.
O diretor-geral da PC DF, em transmissão em rede social, juntamente com o diretor de administração geral da PC DF, Silvério Antônio, já havia antecipado que, com a publicação do edital em junho, a aplicação das provas está prevista para setembro.
Confira os principais pontos alterados para o concurso PC DF
De acordo com mudanças recentes indicadas na portaria do novo concurso PC DF, a seleção contará como reserva de vagas para portadores de deficiência, de acordo com a lei 8.112/90 e decreto 9.508, de 2018.
Também está confirmada a reserva de 20% das vagas para negros
Para mães lactantes, no momento da aplicação das provas será permitida a amamentação para mães com crianças de até seis meses, de acordo com lei 13.872, de 2019. Desta forma, a mãe poderá amamentar por 30 minutos, a cada duas horas, acompanhada de fiscal, com igual prorrogação de tempo para a conclusão da prova. Para isto, a candidata deverá efetivar a solicitação anteriormente ao exame.
Com relação ao exame físico, o teste deve ser realizado em até 120 dias após o parto ou o período gestacional
Em relação aos testes físicos, o concurso contará com :
I – teste de corrida de 12 (doze) minutos;
II – teste de barra fixa;
III – teste de flexão abdominal;
IV – teste de meio-sugado, exigido a critério da Escola Superior da Polícia Civil do Distrito Federal;
V – teste de natação, exigido a critério da Escola Superior da Polícia Civil do Distrito Federal;
VI – corrida de ir e vir (Shuttle Run), exigido a critério da Escola Superior da Polícia Civil do Distrito Federal
Por fim, o decreto confirma a pontuação de títulos para a classificação final.