Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso PC DF: diretor volta a confirmar edital para 1,8 mil vagas

No último domingo (31), o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Robson Cândido, confirmou, em suas redes sociais, que o edital do concurso PC DF está praticamente pronto. “Estamos finalizando os ajustes no edital do concurso de agente de  polícia. Correndo para publicar o mais breve possível”, escreveu no Instagram. Vale destacar que o processo seletivo será para o cargo de agente policial.

A publicação do edital de abertura de inscrições segue prevista para junho. O processo está em fase de ajustes finais como a banca organizadora, que será o Cebraspe.

O diretor-geral, em transmissão em rede social, juntamente com o diretor de administração geral da PC DF, Silvério Antônio, já havia antecipado que, com a publicação do edital em junho, a aplicação das provas está prevista para setembro.

Ao todo serão oferecidas 1.800 vagas, sendo 600 para preenchimento imediato e 1.200 para formar cadastro reserva de pessoal.  Para concorrer, os interessados devem possuir formação de nível superior completo, em qualquer área de formação, além de carteira de habilitação a partir da categoria “B”. 

Vale ressaltar que o presidente Jair Bolsonaro sancionou medida provisória que prevê reajuste salarial para a área de segurança no estado, incluindo Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. No caso da PC DF, o reajuste é de 8%. Desta forma, para os agentes, a remuneração inicial, que atualmente é de R$ 8.698,78 deve passar para R$ 9.394,68, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Veja os principais pontos alterados no concurso PC DF

De acordo com mudanças recentes indicadas na portaria do novo concurso PC DF,  a seleção contará como reserva de vagas para portadores de deficiência, de acordo com a lei 8.112/90 e decreto 9.508, de 2018.

Também está confirmada a reserva de 20% das vagas para negros

Para mães lactantes, no momento da aplicação das provas será permitida a amamentação para mães com crianças de até seis meses, de acordo com lei 13.872, de 2019. Desta forma, a mãe poderá amamentar por 30 minutos, a cada duas horas, acompanhada de fiscal, com igual prorrogação de tempo para a conclusão da prova. Para isto, a candidata deverá efetivar a solicitação anteriormente ao exame.

Com relação ao exame físico, o teste deve ser realizado em até 120 dias após o parto ou o período gestacional

Em relação aos testes físicos, o concurso contará com :

I – teste de corrida de 12 (doze) minutos;
II – teste de barra fixa;
III – teste de flexão abdominal;
IV – teste de meio-sugado, exigido a critério da Escola Superior da Polícia Civil do Distrito Federal;
V – teste de natação, exigido a critério da Escola Superior da Polícia Civil do Distrito Federal;
VI – corrida de ir e vir (Shuttle Run), exigido a critério da Escola Superior da Polícia Civil do Distrito Federal 

Por fim, o decreto confirma a pontuação de títulos para a classificação final.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade