Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso MP PA: procurador-geral confirma editais de 175 vagas para o segundo semestre

De acordo com o procurador-geral de justiça, Gilberto Martins, os editais do concurso MP PA (Ministério Público do Pará) devem ser publicados durante o segundo semestre de 2020. Segundo Martins, a próxima etapa será a definição de uma nova banca organizadora. Além disso, ele também afirmou que o concurso é necessário para ampliar os serviços oferecidos pela instituição em todo o estado, garantindo o acesso da população a seus direitos. Em 9 de janeiro, o órgão já havia publicado uma portaria determinando a rescisão unilateral do contrato com a banca escolhida, que seria o  Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cetap). 

Ao todo, o órgão deve oferecidas 175 vagas, para dois cargos. Do total de postos, 165 serão para o cargo de auxiliar de administração, sendo 15 para preenchimento imediato e 150 para formar cadastro reserva de pessoal. Além disso, o órgão também pretende oferecer 10 vagas para a carreira de promotor de justiça.  

No caso de auxiliar, para concorrer é necessário apenas possuir ensino médio completo, com remuneração inicial de R$ 2.849,83 para jornada de 30 horas semanais.  

Para promotor, os interessados devem possuir formação de nível superior em direito, três anos de prática jurídica e registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). A remuneração inicial é de R$ 30.404,42.

Em 24 de junho, o procurador-geral publicou a portaria 1.712, que dissolve a comissão do concurso para auxiliar. Desta forma, novos membros  deverão ser indicados, em breve.    

O edital de licitação revogado determinava que o prazo de inscrições deveria ser de, pelo menos, 30 dias, com atendimento somente pela internet, na página eletrônica da banca.

Como serão as provas do concurso MP PA

De acordo com o primeiro edital de licitação do concurso MP PA, para o cargo de auxiliar, os candidatos poderão ser submetidos a uma prova objetiva contando com 70 questões e redação. Do total de questões, 30 sobre conhecimentos gerais e 40 de conhecimentos específicos.

Conhecimentos gerais poderão contar com temas sobre língua portuguesa, noções de informática, regime jurídico único dos servidores públicos civis da administração direta, das autarquias e das fundações públicas do estado do Pará, e Lei Orgânica do MP/PA.

Já em conhecimentos específicos, os temas poderão ser  sobre noções de administração pública, noções de direito constitucional, noções de direito administrativo e noções de direito civil.

Somente poderão ser corrigidas as redações dos primeiros 500 colocados em cada região, desde que atingido um mínimo de 60% da nota tanto de conhecimentos gerais quanto de conhecimentos específicos.

Também poderão ser considerados os participantes empatados dentro desse limite.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado uma vez, pelo mesmo período.

Último concurso MP PA

O último concurso MP PA para cargos administrativos ocorreu em 2012. Na ocasião, a oferta foi de 283 vagas, para cargos de níveis médio, técnico e superior, para as carreiras de auxiliar de administração, técnico em informática, analista de sistemas nas áreas de suporte de banco de dados, desenvolvimento, suporte a rede de computadores e modelagem de sistemas, biblioteconomia, contador, pedagogo, arquiteto e analista jurídico.

A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). 

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade