Nesta terça-feira (09), saiu o edital do concurso Exército para o provimento de 98 vagas para admissão nos cursos de formação e graduação de oficiais do quadro de engenheiros do IME (Instituto Militar de Engenharia).
Do total de oportunidades, a seleção oferece 70 chances para militares da ativa (destinadas a quem pretende seguir carreira nas Forças Armadas) e 28 da reserva (voltadas a quem não almeja permanecer no Exército).
Podem participar do processo seletivo candidatos de ambos os sexos com ensino médio e idade mínima de 16 anos (em 31 de dezembro de 2021, ano da matrícula). A faixa etária limite é de 21 anos para a reserva e de 22 anos para a ativa.
O IME está localizado na cidade do Rio de Janeiro. O curso de formação tem duração de cinco anos letivos. Além da graduação em engenharia militar, a grade curricular abrange formação militar.
Os estudantes recebem alojamento, fardamento, alimentação e assistências médica, dentária e psicológica, além de vencimentos de R$ 1.334. Para os alunos do quadro da reserva, os benefícios são válidos somente durante o primeiro ano.
Inscrições no concurso Exército
Será possível se inscrever entre 2 de julho e 18 de agosto, mediante o preenchimento de formulário de cadastro disponível no site http://inscricoes.ime.eb.br/vestibular/cfg/. O valor da taxa é de R$ 100.
Provas do concurso Exército
Marcada para 11 de outubro, a prova objetiva cobrará a resolução de 40 questões de múltipla escolha abordando conteúdos sobre matemática, física e química. No mesmo mês, os concorrentes também farão:
- dia 26: avaliação discursiva de matemática;
- dia 27: avaliação discursiva de física;
- dia 28: avaliação discursiva de química;
- dia 29: avaliação objetiva de português e inglês, além de redação.
As demais fases do processo seletivo incluem inspeção de saúde, exame de aptidão física e avaliação psicológica, entre janeiro e fevereiro. A apresentação dos aprovados para matrícula está marcada para 8 de fevereiro.
Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.