Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Depen MG: formada comissão para até 3.317 vagas

Nesta terça-feira (26), foi publicado, em Diário Oficial, a formação da comissão organizadora do concurso Depen MG (Departamento Penitenciário de Minas Gerais). A partir de agora, de acordo com o documento, agora o grupo conta com um prazo de 10 dias para elaboração de um cronograma de atividades para a seleção. O documento também oficializa os cargos que serão oferecidos na seleção, que contará com oportunidades para as carreiras de agente de segurança penitenciário, agente de segurança socioeducativo e assistente executivo de defesa social – auxiliar educacional. 

De acordo com as últimas informações, a intenção é de que sejam oferecidas até 3.317 postos, sendo 2.420 para agente se segurança,  427 para assistente executivo de defesa social – auxiliar educacional e 270 para agente socioeducativo. Porém, de acordo com informações do governo do estado, este total ainda está sujeito a alterações, em decorrência da atual crise econômica.  

No caso de agente de segurança penitenciário, no último concurso, realizado em 2018, para concorrer foi necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 4.098,45. 

Pela Superintendência Educacional de Segurança Pública, a comissão conta com a servidora Natália Imaculada Nascimento Rodrigues, tendo como suplente Gabriela de Paula Metzker de Couto. 

Pela Superintendência de Recursos Humanos, Lia Vieira Batista, tendo como suplente Mariana Procópio de Castro Lima.

Pela Superintendência de Atendimento Socioeducativo, Rhayssa Cristina Avila e Couto, tendo como suplente Isabella Presotti Tiburcio

Pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Pedro de Araújo Maia, tendo como suplente Carolina Cristina Sousa Marquezani Sampaio

Pela Superintendência de Inteligência e Integração da Informação,  Tadeu de Lery Costa, tendo como suplente Daniel Guimarães da Silva

Finalmente, pela Secretaria de Estado de Planejamento, Fabiano Rodrigues Marx, tendo como suplente Daniela de Oliveira Soares. 

No caso de agente de segurança penitenciário, a tendência é de que o edital indique postos como policial penal. A  mudança da carreira ocorreu no final de 2019, com a emenda constitucional 104, que equipara os agentes penitenciários aos membros das demais carreiras policiais em todo o país, com a nova denominação de polícia penal.

Último concurso Depen MG

O último concurso Depen MG ocorreu em 2018, quando foram oferecidas 4 mil vagas de cadastro reserva de pessoal. Na ocasião, a banca organizadora foi o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e a seleção foi composta de quatro etapas, incluindo provas objetivas, avaliação psicológica, comprovação de idoneidade e conduta ilibada e curso introdutório.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado. 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade