Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso da Marinha Mercante: último dia para aquaviários

Nesta segunda-feira (09), encerram-se as inscrições do concurso da Marinha Mercante para admissão no curso de formação de aquaviários. Segundo o edital, a seleção conta com 25 vagas para o cargo de pescador profissional especializado em nível 3.

Para concorrer a uma das chances é necessário possuir, no mínimo, o 9° ano do ensino fundamental, além de indicação de empresa de navegação (exceto para o pescador profissional e motorista de pesca, desde que possuam mais de um ano de embarque, comprovado por meio da apresentação da Carteira de Inscrição e Registro – CIR).

Informações sobre o curso

O curso de Formação de Aquaviários será composto de duas partes, sendo a primeira de período escolar realizado em sala de aula e a segunda constituída de estágio realizado a bordo de embarcações de pesca, cumprindo o Programa de Instrução no Mar, por um período mínimo de dois meses, como aluno estagiário.

Ao término do programa, aluno será declarado Pescador Profissional Especializado, estando dispensados do período de estágio aquaviário das categorias de Pescador Profissional e Motorista de Pesca àqueles que possuam mais de um ano de embarque na categoria. Concomitantemente, o aluno aprovado recebera sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e o certificado modelo DPC-1034, de acordo com as normas em vigor.

O curso será gratuito e oferecido material de ensino, por empréstimo, sendo que o material ora emprestado será indenizado por perda ou inutilização pelo aluno.

Os alunos cursando receberão complemento alimentar (almoço), mas não haverá a facilidade de alojamento.

Inscrições do concurso da Marinha Mercante

A inscrição presencial deve ser realizada na Delegacia da Capitania dos Portos em Itajaí/SC, situada na Rua Prefeito Paulo Bauer, n° 1055, Centro. O valor da taxa de participação é de R$ 8 e o seu pagamento deverá ser efetuado por meio de Guia de Recolhimento da União emitida através do site www.dpc.marmil.br.

No ato da inscrição, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos:

  • certificado/diploma de escolaridade;
  • comprovante de residência atualizado;
  • título de eleitor e certidão de quitação eleitoral;
  • CPF;
  • documento de identidade;
  • certificado que o candidato do sexo masculino está em dia com as obrigações militares;
  • comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU);
  • ficha de inscrição preenchida;
  • CIR comprovando possuir mais de um ano de embarque para os motoristas de pesca ou pescador profissional;
  • indicação de empresa de navegação.

Prova do concurso da Marinha Mercante

O concurso da Marinha Mercante será constituído das seguintes etapas: prova de conhecimentos, eliminatória e classificatória; apresentação de atestados médicos e realização do teste de suficiência física, eliminatória; apresentação ao órgão de execução – DelItajai e matrícula.

A prova escrita será composta por 20 questões de múltipla escolha sobre conhecimentos de português e matemática. Ela será aplicada na cidade de Itajaí/SC no dia 21 de março de 2020, em locais e horários a serem comunicados no momento oportuno.

Agenda do concurso da Marinha Mercante

06/02/2020 Abertura das inscrições
09/03/2020 Encerramento das inscrições
21/03/2020 Prova
03/04/2020 Divulgação do Resultado

Órgão: Marinha – Marinha do Brasil
Nº vagas: 25
Taxa de inscrição: R$ 8,00
Cargos: Aquaviário
Áreas de Atuação: Forças Armadas
Escolaridade: Ensino Fundamental
Estados com Vagas: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PI, PR, RJ, RN, RO, RR, RS, SC, SE, SP, TO

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.