Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Banco do Brasil: “Não irei privatizar”, destaca Bolsonaro

Na última live presidencial de quinta (17), Jair Bolsonaro afirmou que os bancos estatais como Banco do Brasil e Caixa não serão privatizados. “Banco do Brasil e Caixa Econômica, no meu governo, não se cogita privatização. Assim como queriam privatizar a Casa da Moeda (,,,) No meu governo, só esses três (não serão privatizados)”, disse. Vale lembrar que o concurso Banco do Brasil está em pauta para ser realizado.

A decisão bate de frente com as intenções do ministro da economia, Paulo Guedes, que já manifestou intenção de  vender o banco. Em reunião ministerial amplamente divulgada pela imprensa em abril, o ministro defendeu que o governo “vendesse logo essa p….”

A declaração vem de alento para quem pretende ingressar na instituição, que conta com novo edital em fase de elaboração. Informações preliminares são de que o edital deve ser publicado ainda em setembro, Porém, o banco não tem confirmado se isto está confirmado.

De acordo com informações divulgadas pelo portal Estadão, em 14 de agosto, o edital deverá contar com uma oferta de 120 vagas para a área de tecnologia da informação. A expectativa é de que seja exigida formação específica de nível superior, com remuneração inicial de R$ 3.800, já considerando os benefícios.

Ainda de acordo com a reportagem, a seleção deverá ser feita pelos moldes de um programa de trainee, com acompanhamento por parte de monitores. Os interessados poderão optar pelo local de trabalho, uma vez que a instituição estuda a possibilidade de manter um esquema de home office após a pandemia de Covid -19

Com relação ao cargo de escriturário, ainda não está confirmado se haverá oportunidades para a carreira na próxima seleção.

No final de 2019, chegou a ser antecipada a realização de novo concurso para cargos com exigência de nível superior, por decisão judicial, em virtude de a instituição utilizar escriturários para diversas atividades, o que caracteriza desvio de função.  Na ocasião chegou a ser citada a possibilidade de contratação de pessoal para a área de tecnologia.

No caso de escriturário, caso o cargo seja efetivamente confirmado, para concorrer é necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 4.036,50, já considerando auxílio alimentação , com jornada de 30 horas semanais.  

O BB concede ainda outros benefícios, entre eles: participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; auxílio a filho com deficiência; previdência privada; e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.

Expectativas do Concurso Banco Brasil (BB) 

O último concurso Banco do Brasil ocorreu em 2018, para o preenchimento de 60 vagas (sendo 30 imediatas) de escriturários em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.Ainda assim, a carência de servidores é grande, inclusive nos estados contemplados na última seleção, como São Paulo.

Há pelo menos dois anos é aguardada a realização de novo concurso não só para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, como também para os estados de Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.