Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Concurso Banco do Brasil: novo presidente é definido e edital pode ser agilizado

Com a saída de Rubens Novaes da presidência do Banco do Brasil, presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou o ex-executivo do HSBC, André Brandão, para ocupar a vaga de Novaes. A boa notícia é que, além de ser um nome bem visto pelo ministro da economia, Paulo Guedes, Brandão se posiciona mais de acordo com Bolsonaro, que é contrário à privatização da empresa. Desta forma, para quem espera o próximo concurso Banco do Brasil pode sair do papel em breve.

Em paralelo a isto, o novo concurso da instituição segue em pauta para ocorrer assim que superada a crise de saúde causada pela pandemia de Covid-19.  Para concorrer ao cargo de escriturário é necessário possuir apenas ensino médio, com remuneração inicial de R$ 4.036,50, já considerando auxílio alimentação , com jornada de 30 horas semanais.  

O nome da banca organizadora ainda será confirmado. 

No final de 2019, chegou a ser antecipada a realização de novo concurso para outras carreiras, para cargos com exigência de nível superior, por decisão judicial, em virtude de a instituição utilizar escriturários para diversas atividades, o que caracteriza desvio de função.

Por outro lado, tal atitude acabou acentuando ainda mais a necessidade de escriturários, tendo em vista que o banco tem postergando a realização de concursos. 

De acordo com informações divulgadas peça Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), a instituição já contava, no primeiro semestre de 2019, com uma carência de nada menos do que 10 mil servidores, somente para a carreira de escriturário, na área de atendimento.  

Expectativas do Concurso Banco Brasil (BB) 

O último concurso Banco do Brasil ocorreu em 2018, para o preenchimento de 60 vagas (sendo 30 imediatas) em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.Ainda assim, a carência de servidores é grande, inclusive nos estados contemplados na última seleção, como São Paulo.

Tanto que, em diversas ocasiões, os bancários realizaram protestos em favor da contratação de mais servidores. De acordo com o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, nos últimos 12 meses, o banco fechou 1.983 postos de trabalho e 270 agências

Há pelo menos dois anos é aguardada a realização de novo concurso não só para São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, como também para os estados de Minas Gerais, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e Tocantins.

Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2020? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público  e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.