Segundo o diretor geral da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Augusto Viveiros, o edital do concurso Assembleia RN deve ser publicado entre os meses de novembro e dezembro. Além disso, ele destacou sobre a necessidade de suprir a falta servidores no quadro da casa. Ainda de acordo com o diretor, a seleção para 135 vagas para cargos que exigem o ensino médio e superior para as funções de técnicos, analistas e polícia legislativa.
O concurso Assembleia RN para policial legislativo foi anunciado em julho de 2015, com o objetivo de permitir que 44 policiais militares que atuam na Assembleia possam voltar ao patrulhamento ostensivo. Para isto, em 26 de agosto do mesmo ano foi aprovado o projeto de resolução da mesa diretora que dispões sobre a criação da Coordenadoria da Polícia Legislativa.
As atribuições serão relacionadas com a prevenção de incidentes no Palácio José Augusto e demais setores da Assembleia, além de parlamentares, funcionários e da população que estiver nas dependências da casa.
Ao todo foram criadas 30 vagas para a carreira, que contará com exigência de curso de nível superior.
Mesmo antes da realização do certame, a Assembleia já diminuiu de 44 para 26 o número de policiais, contratando serviços de segurança privada, enquanto o concurso não é realizado.
A seleção é aguardada desde 2015, quando anunciada a intenção de realizar um primeiro concurso público justamente para a carreira de policial legislativo. Existe a necessidade de preencher aproximadamente 100 postos para as funções de técnicos e analistas judiciários, além de 10 postos para a carreira de consultor legislativo, de nível superior, que já conta com autorização.
Veja como foi o último concurso Assembleia RN
O último concurso Assembleia RN ocorreu em 2013. Na ocasião, a oferta foi de 85 vagas, destinadas aos cargos de técnico legislativo, de ensino médio, analista legislativo e assessor técnico de controle interno, ambos com necessidade de nível superior. A banca organizadora, na ocasião, foi a Fundação Carlos Chagas.
A prova objetiva contou com 60 questões, incluindo temas de língua portuguesa, matemática, raciocínio lógico, história do Rio Grande do Sul, constituição do estado, legislação da Assembleia e conhecimentos específicos.
Gostou do conteúdo? Ficou interessado em algum concurso para 2019? Então fique de olho na abertura dos editais para concurso público e continue acompanhando nossas notícias para se manter informado.