Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como Interpor Recurso OAB na 1ª Fase?

Para interpor recurso OAB na 1ª fase é necessário muito mais do que construir bons argumentos, é preciso registrá-lo adequadamente no sistema da OAB. Porém, existem muitas dúvidas relacionadas ao tema, e é por isso que no artigo de hoje vamos abordar as principais questões que envolvem essa fase do exame. Confira!

Como interpor recurso OAB?

Para identificar um possível caso que valha a pena interpor, é preciso consultar primeiro o Portal Exame de Ordem, onde são disponibilizadas as primeiras impressões dos professores de cada matéria sobre o cabimento dos recursos. 

Ou seja, é bem simples: analise os dados com as suas questões da prova e identifique com base nas impressões dos professores a possibilidade de interpor.

 

Existe um limite de questões para interpor? Quem irá julgá-las?

Sim, existe. Geralmente, as questões que possuem maior probabilidade de interpor o recurso são as que a banca supervisora aceita. Nenhum candidato irá ganhar pontos se entrar com um recurso em toda e qualquer questão. A ouvidoria do exame entende que a ação não foi bem avaliada e nega a atividade. 

 

Como construir o meu recurso

É normal que quem reprovou no exame recorra a informações sobre argumentações. Porém, é necessário ter tranquilidade e habilidade na escrita para recorrer de forma técnica. Quem estuda Direito possui um nível técnico que permite interpor recurso OAB com objetividade e assertividade, por isso, construir argumentos não pode ser uma tarefa difícil para o candidato. 

Mantenha a calma e elabore as justificativas de forma objetiva, com os pontos que achar necessário colocar em questão e que possam valer na aprovação. Além disso, algumas dicas também são válidas, como:

Não seguir modelos de recursos

Cada candidato deve individualmente interpor recurso OAB sem utilizar qualquer modelo copiado. As argumentações que estiverem iguais serão punidas pela banca avaliadora. Por isso, cuidado!

Manter a calma e paciência

A elaboração do recurso exige tempo e atenção do candidato. Portanto, mantenha a calma e estruture, sem pressa, os seus argumentos para a escrita. Uma ótima dica é procurar nas mídias sociais pessoas que estejam na mesma situação que você, para que possa tirar dúvidas e se sentir mais confiante na hora da redação. 

Para ajudar aqueles que possuem dúvidas sobre interpor recurso OAB 1ª fase, o Damásio Educacional possui um canal on-line, o TV Damásio, onde o professor Roberto Rosio ministra um evento sobre orientações das questões passíveis de recurso do primeiro Exame da OAB. Vale a pena conferir!

Continue acompanhando a nossa categoria de notícias para mais assuntos relacionados ao Exame da Ordem!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.