Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como Funciona a Repescagem Da OAB?

A repescagem da OAB, resumidamente, dá direito ao candidato de realizar novamente a segunda fase da prova, caso não tenha passado de primeira. Quer entender melhor sobre o que é e como funciona? Então confira este artigo!

Entenda o que é a repescagem da OAB

A chamada repescagem da OAB, também conhecida como reaproveitamento da prova, começou a acontecer desde o ano de 2013. 

Ela dá o direito ao candidato que prestou a segunda fase e foi reprovado, a refazer o teste novamente sem precisar se inscrever na primeira etapa. 

Ou seja, você não precisará refazer a primeira fase na qual foi aprovado prova objetiva , mas poderá pular e ir direto para uma segunda chance no teste discursivo. 

A repescagem é permitida para quem não conseguiu atingir os seis pontos necessários na segunda fase ou para quem faltou no exame. 

Como funciona o reaproveitamento da segunda fase do Exame de Ordem?

Para conseguir realizar o reaproveitamento da prova discursiva da OAB, o candidato precisa esperar o edital sair. A partir dele, é possível fazer a inscrição on-line. O processo será o mesmo de quando se inscreveu para a realização do teste passado.

Você precisa escolher a área e realizar o pagamento. É importante lembrar que você pode optar por seguir a mesma matéria escolhida na prova anterior que foi reprovado ou mudar a área, conforme desejar. 

Caso você falte na prova de repescagem da OAB ou não seja aprovado novamente, não terá mais o benefício do reaproveitamento. Sendo assim, você precisará se inscrever novamente na primeira fase do Exame de Ordem e refazer as duas etapas. 

Dessa forma, só é permitido usar a repescagem uma vez. Então, não jogue a chance fora! 

Você pode contar com o auxílio de cursos preparatórios para o Exame de Ordem para ajudar nos estudos e tornar sua aprovação mais fácil. 

No Damásio Educacional você encontra diversas opções, como cursos para Direito Civil, Direito Penal, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, entre outros. 

Fique de olho também no canal da TV Damásio no YouTube, em que profissionais fazem comentários sobre os editais de repescagem OAB, analisando o material em questão. 

O último vídeo publicado sobre o assunto foi o edital de reaproveitamento da prova XXVIII, com o professor Roberto Rosio. Dê uma olhada e boa sorte!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.