Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Como Fazer um Mapa Mental para Estudar para OAB?

Como fazer um mapa mental para estudar e não esquecer nada no dia da prova? Todo o tempo somos bombardeados por informações e o nosso cérebro só guarda aquilo que ele acredita ser realmente importante para nós. Por isso, algumas técnicas inovadoras estão surgindo para auxiliar na memorização de determinados assuntos. 

O que é mapa mental?

Antes de mais nada, você sabe o que é mapa mental? É uma técnica de organização em forma de diagrama voltada para a gestão de informações e conhecimentos. Podem ser ideias, pensamentos ou questões que se dividem a partir de um conceito central. 

Por exemplo, temos o Exame da OAB como foco principal de um assunto. A partir dele, vamos abrindo questões que achamos que tenham a ver com esse assunto, podendo ser concentração, estudo, cursos preparatórios, entre outros. 

Como fazer mapa mental para estudar OAB?

Eles podem ser bem elaborados ou mais simples, à mão ou computadorizados, com fotos ou desenhos. É você quem decide como fazer mapa mental para auxiliar nos seus estudos da OAB.

Para começar, pense em um tema central que irá cair na primeira fase da prova, pode ser Direito Civil, por exemplo. Comece listando em torno do tema todos os assuntos relevantes que estão dentro dele. Em cada item, selecione palavras relacionadas e coloque-as uma em baixo da outra. 

Dessa forma, você acaba de obter um resumo. É eficaz, porque além de otimizar o seu tempo escrevendo, só de olhar para algum item você já sabe quais são as informações que fazem parte dele, ou seja, você assimila assuntos com pequenas palavras-chave!

Por que ele ajuda nos estudos?

É uma técnica essencial para estudos, pois ativa os dois lados do nosso cérebro o criativo e o racional simplifica, otimiza tempo e seleciona as informações mais relevantes de um determinado assunto, ajudando o nosso cérebro a memorizar através de uma representação visual clara. 

Vantagens de utilizá-lo

Agora que você já sabe como fazer um mapa mental para estudar, vamos conhecer algumas vantagens? São elas:

  • aumento da produtividade;
  • melhora na organização;
  • aumento concentração;
  • ajuda na absorção de assuntos;
  • rápida compreensão.

 

Quem deseja exercer a função de advogado sabe que é preciso estar muito bem preparado para o dia do Exame da Ordem. Por isso, não deixe para depois. Comece se organizando e adicione o mapa mental aos seus estudos preparatórios para a OAB. 

Gostou da dica? Então não deixe de acompanhar as notícias do Damásio Educacional!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade