Notícias

Como e Quando Começou o Exame Da OAB?

Muito se fala sobre o teste da Ordem dos Advogados do Brasil, que é realizado pelos estudantes de Direito que estão próximos de completar ou já concluíram o curso. Porém, você sabe, de fato, como e quando começou o exame da OAB?

A seguir, você conhecerá mais sobre a história do certame. Confira!

O que é o exame da Ordem?

O exame da Ordem dos Advogados do Brasil, conhecido como OAB, é uma prova que testa o conhecimento do bacharel em Direito.

Por meio dela, é possível avaliar se o profissional aprendeu os conceitos que norteiam a profissão e que deverão ser colocados em prática no mercado de trabalho. Ou seja, o teste avalia se estão aptos e capacitados para atuarem na área.

Ele é realizado três vezes por ano e há duas provas em dias diferentes, sendo uma objetiva e outra prático-profissional.

Agora, veja mais sobre quando começou o exame da OAB.

História quando começou o exame da OAB?

A criação do Exame da OAB foi impulsionada pelo crescimento de inscritos nos cursos jurídicos, sendo a prova um meio de selecionar apenas os profissionais que estavam, de fato, preparados para exercer a profissão. Assim, garantiria certa qualidade à área.

Criado inicialmente no ano de 1963, em São Paulo, mas tendo sua regulamentação apenas em 1994, o exame se disseminou, posteriormente, para outras regiões.

A princípio, cada local realizava a prova de acordo com suas próprias orientações, em dias diferentes e com modelos também diversificados. Porém, anos depois, viu-se necessário unificar o procedimento, de modo que todas as regiões do país realizassem o exame com a mesma prova e nos mesmos dias.

Atualmente, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é a instituição responsável pela realização da prova.

Quando passou a ser exigido o exame da OAB?

Quando começou o exame da OAB, em 1963, ainda não era obrigatória a realização da prova. O teste só passou a ser exigido em 1994, quando foi regulamentado pela Lei 8.906.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Caso você vá prestar a OAB, entre em contato com o  Instituto Damásio de Direito para conferir opções de cursos preparatórios para o certame!

É possível encontrar módulos de intensivos, divididos por fase (primeira e segunda), por matéria (como, por exemplo, Direito Civil e Direito do Trabalho) e até mesmo simulados da prova da Ordem dos Advogados do Brasil.

Entre em contato e continue acompanhando nossa área de notícias.  

Matérias similares

Carreira Pública ou Privada — Conheça as vantagens e desvantagens

Muitos profissionais têm dúvidas sobre seguir a carreira pública ou privada. Cada uma delas tem peculiaridades e saber qual é a melhor dependerá do seu tipo de perfil e seus desejos profissionais. Para ajudar você nessa escolha, vamos listar algumas vantagens e desvantagens entre as duas carreiras. Confira e decida qual o melhor caminho para […]

Curso Para Concurso Vale a Pena?

Muitos concurseiros ficam na dúvida se realizar um curso para concurso realmente vale a pena. Saiba que a resposta é: sim! Os cursos preparatórios são excelentes formas de estudar e aumentam suas chances de passar nos certames. Neste artigo, você verá por qual motivo um curso para concurso é um grande aliado para conquistar a […]