Nesta quarta-feira, dia 17 de julho de 2019, foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público do Estado de Minas Gerais a Portaria PGJ nº 1761, que designa a comissão organizadora responsável pelo próximo concurso do órgão.
Conforme a publicação, a junta estará incumbida na organização do próximo concurso para a carreira de Promotor de Justiça.
Agora, o próximo passo é a escolha da banca organizadora que ficará responsável pela seleção do certame.
De acordo com as informações disponíveis no Portal da Transparência referentes ao mês de maio de 2019, a remuneração inicial para o cargo de Promotor de Justiça Substituto é de R$ 30.404,42.
Com o intuito de concorrer ao cargo, do qual ainda não tem divulgado a quantidade de vagas que serão ofertadas, é imprescindível que o candidato seja bacharel em Direito e que atenda, até a data da posse, a exigência de 03 (três) anos de atividade jurídica exercida após a obtenção do grau de bacharelado em Direito.
O último edital lançado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais ocorreu em 2018, tendo a Gestão de Concursos da Fundep como banca organizadora responsável pela seleção. Naquele momento, foram ofertadas para a carreira de Promotor de Justiça Substituto um total de 20 (vinte) vagas de provimento imediato mais cadastro de reserva.
O certame consistiu em 05 (quatro) fases:
1ª FASE: Prova Preambular (de caráter classificatório e eliminatório).
2ª FASE: Provas Especializadas (de caráter classificatório e eliminatório).
3ª FASE: Exame Psicotécnico e Exames de Higidez Física e Mental (de caráter subsidiário).
4ª FASE: Provas Orais (de caráter eliminatório e classificatório).
5ª FASE: Avaliação de Título (de caráter classificatório).
Texto escrito por Daniela de Araújo.