Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Carreira jurídica: como se preparar para um concurso público?

A imagem contém um bacharel em Direito exercendo sua carreira jurídica em um espaço público.

A carreira jurídica é uma das mais promissoras da atualidade, com várias oportunidades de emprego em instituições privadas e públicas de todo o país, com ótimas remunerações e perspectivas de crescimento. 

Quem pleiteia uma vaga em concursos públicos, por exemplo, além da possibilidade de ótimos ganhos, também ganha com a estabilidade, tendo uma segurança profissional a mais.

No entanto, sabemos que nem sempre é fácil alcançar uma vaga nas organizações públicas, já que os concursos têm uma alta concorrência e exigem um amplo conhecimento jurídico. Contudo, há algumas técnicas que podem ajudar os concurseiros(as) de plantão.

No artigo de hoje, saiba como se preparar para um concurso público e investir na sua carreira jurídica pública. Acompanhe a leitura!

O que é carreira jurídica?

A carreira jurídica nada mais é que a trajetória profissional que o bacharel em Direito irá trilhar ao longo da sua vida. Por ser uma área com muitas possibilidades de atuação profissional, o estudante tem a oportunidade de escolher qual segmento é o mais atrativo, levando em conta a sua pessoalidade e as características do mercado de trabalho.

Nas carreiras jurídicas públicas, cujo ingresso são os concursos, algumas opções de atuação são: advocacia pública, defensor público, juiz de Direito, promotor de Justiça, procurador do Estado e Delegado de Polícia.

Qual a melhor carreira jurídica?

Tanto a carreira pública quanto a privada (em instituições particulares) têm suas vantagens e desvantagens. No entanto, a carreira jurídica em órgãos públicos é a mais desejada por conta da estabilidade e as boas remunerações.

Por esse motivo, os concursos públicos são muito procurados. Além disso, vale ressaltar que, para alguns cargos, além da aprovação na prova, é preciso comprovar experiência de carreira jurídica

A imagem contém uma jovem advogada, que tem interesse em seguir carreira jurídica,preparando-se para um concurso público.
Para seguir carreira jurídica é preciso foco nos estudos para se preparar para os concursos!

Quais são os concursos jurídicos?

Se você tem interesse na carreira jurídica pública, vale a pena ficar de olho em algumas oportunidades do mercado, após concluir o bacharelado em Direito. Assim, os principais concursos públicos na área são:

  1. Magistratura estatal: concurso para a vaga de juiz em fóruns estatais, com possibilidade de ascendência como desembargador no Tribunal de Justiça;
  2. Magistratura federal: atuação em Justiças Especiais (Militar, do Trabalho e Eleitoral) e Justiça Federal;
  3. Polícia Federal: concurso para a vaga de delegado. É necessário ter formação em Direito e três anos na carreira jurídica ou policial;
  4. Polícia Civil: também para o cargo de delegado, porém a exigência é graduação em Direito com dois anos de carreira jurídica ou policial;
  5. Defensoria Pública: vaga para advogados que irão atuar a favor de quem não tem recursos financeiros para serviços advocatícios;
  6. Promotoria: atuação junto aos juízes, em defesa da sociedade. Além da graduação em Direito, é preciso ter, no mínimo, três anos de carreira jurídica;
  7. Procuradoria: vaga para procuradores, junto ao Ministério Público Estadual.

É necessário consultar as especificações de cada prova nos concursos públicos. Entretanto, em grande parte, as avaliações contam com questões objetivas (múltipla escolha), dissertativas e avaliação de títulos.

Como estudar para concursos na área jurídica?

Está interessado(a) na carreira jurídica pública? Então, confira algumas dicas de como se preparar para um concurso público e alcançar a sua vaga!

1 – Confira todos os pontos do edital

O primeiro conselho que damos é olhar com atenção todos os pontos do edital. Por lá, você encontra todas as informações sobre o concurso, desde os conteúdos que serão abordados na prova, data e local do exame, documentação exigida, entre outros pontos. Portanto, dedique um tempo para a leitura do documento.

2 – Crie um cronograma de estudos

Organização é a palavra-chave para ter sucesso no concurso público. Por isso, faça um cronograma de estudo, dedicando-se aos conteúdos que aparecem no edital. Além disso, você consegue separar um tempo para fazer exercícios de provas anteriores, algo que ajuda muito na preparação para o concurso.

3 – Consulte os livros previstos no edital

Verifique se você consegue acessar todos os livros previstos no edital. Se necessário, busque referências em bibliotecas e na internet. Isso ajuda a montar um plano de estudos mais organizado e direcionado.

4 – Tenha um local de estudo adequado

Vale a pena encontrar um local de estudos adequado. Dessa forma, você pode se concentrar melhor, ainda mais porque há muitos conteúdos complexos que são exigidos nas provas de concursos públicos.

5 – Busque por cursos específicos

A Damásio Educacional, por exemplo, conta com cursos específicos para concursos públicos na área de Direito. Se você está em busca de estratégias efetivas para conquistar reconhecimento na carreira jurídica, vale a pena consultar o plano de ensino da instituição. Em nosso site, você também acompanha os editais em aberto.

Como se preparar para o dia da prova?

É normal ficarmos ansiosos no dia da prova. Contudo, não deixe que esse sentimento atrapalhe a sua concentração. Se necessário, no dia anterior ao concurso, deixe os estudos de lado e dedique-se a momentos de lazer.

A meditação também pode ajudar muito nessas horas. Afinal, além de relaxar, ela ajuda na autodisciplina, clareza mental, aumento do foco e concentração.

Ou seja, no dia da prova, prepare a sua mente e as suas emoções. Não se esqueça de separar os materiais necessários para levar ao local do concurso (caneta, documentos, etc.), conforme previsto no edital. Arrume tudo no dia anterior para não esquecer de nada.

Se você conhece alguém que também pretende seguir carreira jurídica através de concurso público, o que acha de compartilhar com ela este conteúdo?

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.