Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

A importância da Ética Profissional

Ao se falar em Ética devemos lembrar que a origem da palavra “ética” vem do grego “ethos”, que significa caráter. Sob o ponto de vista da filosofia é ela a responsável pelo estudo dos princípios que orientam o comportamento do homem, estabelecendo preceitos valorativos a este.

A ética profissional, por sua vez, representa uma série de normas que determinam a forma adequada de atuação que um profissional deve observar.

No caso dos advogados essas normas de conduta estão previstas no Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, que recentemente foi reformulado e adequado à realidade atual dos profissionais do direito.

No Exame de Ordem a matéria de Ética Profissional é, acertadamente, a que possui a maior quantidade de questões, sendo o estudo do Código de Ética e Disciplina da OAB, do Estatuto da Advocacia e de seu Regulamento Geral, extremamente importante para que o bacharel em Direito obtenha sua aprovação na prova de primeira fase.

Como advogado, independente da área de atuação escolhida, a Ética deve estar presente em sua conduta diária, de forma que, ao se olhar para um profissional do Direito, deve-se notar um profissional íntegro, que zela pela sua idoneidade moral e tem certeza da sua importância na preservação dos direitos e na realização da justiça.

 

Professor Alysson Rachid,Advogado, professor de Ética Profissional e Estatuto da Advocacia e da OAB no Damásio Educacional, professor de Filosofia do Direito nessa mesma instituição, foi membro do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Estado de São Paulo, autor de obras jurídicas.

 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade