Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

5 Dicas Para Concurseiros Iniciantes

É novo no mundo dos concursos públicos? Saiba que há algumas dicas para concurseiros iniciantes que ajudam bastante na hora de realizar a prova. 

Se você está querendo se aventurar neste mundo, mas não sabe nenhuma informação sobre, este artigo é para você. Confira! 

Veja as dicas para concurseiros iniciantes!

Os concursos públicos são bastante concorridos e você vai precisar se dedicar muito aos estudos. 

Veja as dicas para concurseiros iniciantes que separamos para que possa começar com o pé direito:

1. Leia o edital atentamente

A leitura do edital é essencial na hora de realizar uma prova para cargos públicos. Isso porque é nele que estarão todas as informações que você precisa para fazer a prova quais temas serão abordados, tempo, endereço, requisitos, entre outros.

Se você se deparar com algum requisito em que não se enquadra, já sabe que não precisará perder seu tempo com aquele certame. 

2. Pesquise provas e bancas anteriores

Ter em mãos provas anteriores daquele concurso é ideal para você sentir como funciona e entender melhor sobre o tema. 

É importante lembrar que há bancas organizadoras diferentes e que nem sempre elas se repetem nos anos seguintes. Por isso, cada banca tem seu estilo próprio de prova. Pesquise mais sobre a instituição e os testes que foram realizados anteriormente.

Por exemplo, a Fundação Carlos Chagas (FCC) gosta de propor questões mais objetivas, pedindo para assinalar a assertiva incorreta (o que pode causar confusão se você não ler o enunciado atentamente).

Já a Cespe costuma apostar nas perguntas de “certo e errado” e pedem que você esteja atualizado sobre os acontecimentos mais recentes. 

Enquanto isso, a Cesgranrio tem enunciados mais interpretativos e há mais complexidade de entendimento. 

3. Faça simulados

Os simulados ajudam (e muito!) você a ter um entendimento maior da prova e a verificar qual é o seu desempenho.

Simule o dia do teste, cronometre o tempo, não olhe nenhum material de apoio e concentre-se. Veja como será seu rendimento nas provas e o que precisa melhorar. Verifique quais temas tem mais dificuldade e intensifique os estudos para eles. 

4. Procure por cursos preparatórios

Entre as dicas para concurseiros iniciantes, esta é uma das mais essenciais. Um curso preparatório vai ajudar você a se preparar com auxílio de quem é profissional no assunto. 

Com o apoio de um corpo docente qualificado, os cursos ajudam a melhorar seu rendimento para a prova, com dicas de especialistas e foco total. É possível encontrar aulas que abordam temas específicos ou gerais, como os intensivos. 

5. Converse com outros concurseiros

Entre em fóruns da internet, grupos nas redes sociais e até mesmo converse com seu círculo de amigos. Encontre outros concurseiros e peça dicas das provas que já realizaram. 

Inclusive, nos cursos preparatórios, outra vantagem é que há maiores chances de encontrar pessoas que já prestaram os certames e, assim, fica mais fácil a troca de conhecimento.

Gostou das dicas que separamos para você? ? Com elas fica mais fácil se preparar para os certames. Conte com o auxílio do Damásio Educacional para mais informações sobre os cursos preparatórios para concursos públicos

Fique de olho também na área de notícias para saber quais editais estão abertos.  

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade