Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

4 Dicas Para Fazer Uma Boa Prova Discursiva Da OAB

Você sabe como funciona uma prova discursiva da OAB? Neste artigo, vamos falar mais sobre o assunto e te dar dicas de como ir bem nesse tipo de teste. Confira!

O que é um texto discursivo?

Elaborar um texto discursivo significa que você precisará tratar o tema abordado com informalidade e falar sobre os dois lados do assunto, apresentando, ao longo da resposta, seus argumentos de defesa. 

Ou seja, uma prova discursiva da OAB (exame da Ordem dos Advogados do Brasil) não vai pedir que você assinale a alternativa correta ou incorreta, por exemplo, mas, sim, que faça um texto sobre determinado tema. 

Esse tipo de questão também é chamado de pergunta aberta e precisa de conhecimento, boas práticas de argumentação, coesão e fluidez na hora de respondê-lo. 

Prova discursiva da OAB: veja dicas para se dar bem!

No teste da OAB, a primeira fase é composta com questões objetivas de múltipla escolha. Porém, ao avançar para a segunda etapa do Exame de Ordem, a prova é discursiva. 

Você escolherá apenas um tema para a realização dessa fase, que pode ser Direito Penal, Direito Civil, Direito Tributário, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Administrativo ou Direito Empresarial.

Veja agora algumas dicas de como fazer uma prova discursiva da OAB para conquistar seu tão sonhado título. 

1. Leia bastante

Conhecimento é essencial na hora de fazer a prova discursiva da OAB. Ler livros sobre o tema, notícias e manter-se atualizado é indispensável para obter um bom resultado. 

2. Elabore a resposta como uma história

As histórias têm começo, meio e fim, certo? Por isso, é ideal que você faça suas respostas dessa forma. Ou seja, introdução, desenvolvimento e conclusão. 

É na parte do desenvolvimento que você precisará citar seus argumentos que irão apoiar aquela resposta. 

3. Mencione artigos

Usar artigos de Lei é ideal para construir suas respostas discursivas. Dar exemplos também ajuda a facilitar a compreensão de quem irá avaliar sua prova. 

Além disso, demonstra que você tem domínio sobre o assunto e está preparado para seguir a carreira profissional. 

4. Respeite a ordem do enunciado

Respeitar a ordem do enunciado significa que você deve propor os argumentos para os pontos questionados na mesma sequência. 

Por exemplo, caso a pergunta fale para você discursar sobre o que propõe o Direito do Trabalho e quais as brechas da Lei, comece a resposta expondo, em primeiro lugar, o objetivo da Lei e, depois, as brechas. 

Uma dica é começar as respostas com a conceituação de institutos jurídicos questionados e finalizá-las repassando, brevemente, os pontos que você abordou ao longo do discurso para chegar à conclusão final.

Gostou de saber mais sobre o exame da OAB? Aproveite e veja mais artigos como este na área de notícias do Damásio Educacional.

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade