Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Qual área escolher para segunda fase da OAB?

Qual área escolher para segunda fase da OAB? Antes de decidir, há uma série de fatores que precisam ser levados em consideração, afinal, é uma decisão importante, que precisa ser analisada com cuidado. 

Qual área escolher para a segunda fase da OAB?

Uma das maiores dúvidas dos concursandos do Exame da Ordem é qual área escolher para segunda fase da OAB. Por isso, separamos alguns critérios fundamentais que podem ajudar na sua escolha: 

1. Afinidade e paixão

O principal critério ao analisar qual área escolher para segunda fase da OAB é a afinidade. Essa etapa demanda um estudo mais aprofundado, por isso é fundamental que você escolha um tema que tenha paixão ou pelo menos se identifique de alguma forma, pois ela será estudado intensamente por, aproximadamente, 40 dias consecutivos. 

2. Experiência na área

Um critério levado em consideração é a experiência. Muitos alunos, ao decidir qual área escolher para segunda fase da OAB, optam por aquela que já atuaram como estagiários ou que tiveram algum tipo de contato mais aprofundado. Pode ser uma boa alternativa para ajudar no momento do estudo. 

3. Plano de carreira

Outra forma bacana de escolher a área é pensar no seu plano de carreira. Se seu objetivo é atuar como promotor, por exemplo, você pode escolher Direito Penal, ou juiz do trabalho e escolher Direito Trabalhista. 

Devido ao estudo intensificado e a afinidade, essa fase pode e deve servir como uma etapa preparatória para seus objetivos profissionais no futuro. 

4. Fuja dos mitos

Muitos candidatos se apegam aos mitos no momento de escolher a área no Exame da Ordem, sendo os principais: 

  • escolher a área com menor número de peças;
  • ver qual delas é a mais fácil;
  • escolher a que tem menos teses;
  • ver qual área foi mais fácil na última prova;
  • escolher a área que os familiares ou amigos querem que você faça.

Entre outros que podem confundir e até prejudicar no momento da prova.  Lembre-se de que é sua carreira profissional, seu esforço, suas horas dedicadas ao estudo daquela área, portanto a decisão precisa ser apenas sua. 

Se tiver dúvida, faça cursos preparatórios e leia um pouco sobre todas as áreas disponíveis para escolha, separe os pontos que você se identifica, que gostaria de aprender e estudar diariamente. São elas:

  • Direito Administrativo;
  • Direito Civil;
  • Direito Constitucional;
  • Direito do Trabalho;
  • Direito Empresarial;
  • Direito Penal;
  • Direito Tributário.

 

Assim fica mais simples no momento de decidir qual área escolher para segunda fase da OAB. 

Ao realizar cursos preparatórios, os profissionais podem auxiliar nessa escolha importante. Entre no site da Damásio Educacional e tire todas as suas dúvidas!

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.