Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Quais São As Carreiras Jurídicas Públicas?

É comum que muitos formados em Direito tenham ingressado na universidade pensando em, no futuro, prestar um concurso. Para realizar esse sonho, então, é preciso saber quais são as carreiras jurídicas públicas disponíveis no país.

Se você é um desses que quer entrar em um Órgão Público, veja só quais são os principais caminhos e o que cada uma das posições deve executar!

Entenda quais são as carreiras jurídicas públicas

Todos os anos, diversos setores divulgam editais de concursos para contratar novos profissionais. Para poder fazer a prova, é preciso saber quais são as carreiras jurídicas públicas e em qual delas você quer trabalhar.

De maneira geral, os requisitos para todas elas seguem um padrão. Portanto, é preciso que o concurseiro:

  • tenha graduação em Direito;
  • seja brasileiro;
  • possua documentos que comprovem que os serviços eleitorais e militares — no caso de homens — estejam em dia;
  • apresentem experiência comprovada na área jurídica de, pelo menos, três anos.

Se você atende a todos os requisitos — ou está em formação — veja só quais são as carreiras jurídicas públicas!

Juiz de Direito

Este cargo tão procurado pelos bacharéis em Direito tem como função tomar decisões e dar sentenças aos cargos presididos por ele. A posição de juiz de Direito existe em três diferentes esferas: Estadual, Federal e do Trabalho.

Defensor Público

Seguindo o preceito de que todos têm o direito de serem representados em julgamentos, o defensor público irá advogar por aqueles que não têm condições financeiras de pagar pelo serviço.

Promotor de Justiça

O representante desse cargo deverá zelar pelos interesses tanto da sociedade quanto dos indivíduos. Portanto, ele fiscaliza o cumprimento das leis e se preocupa em manter a ordem pública

Procurador

A Procuradoria Geral dos Estados (PGE) tem como objetivo zelar pelos interesses do governo. Assim, ele pode demandar cidadãos por estarem realizando atividades que vão contra o benefício estadual.

Desembargador

Ao contrário das posições anteriores, para ser desembargador não é preciso prestar um concurso público. Quando o governo — tanto estadual como federal — tem a necessidade de alguém para exercer esse cargo, a OAB ou o Ministério Público elabora uma lista de profissionais de destaque e com mais de dez anos de experiência para enviá-la para o governador ou presidente. 

Gostou de saber quais são as carreiras jurídicas públicas? Então não deixe de ler as notícias mais relevantes no site do Damásio Educacional!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.