Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

Quais os Assuntos de Português para Concurso que Mais Caem?

Ingressar em cargos públicos para seguir com a carreira dos seus sonhos requer muito estudo e dedicação. Portanto, é necessário saber, entre outras coisas, quais os assuntos de português para concurso que mais são pedidos nas provas de processos seletivos.

Veja só os tópicos mais importantes e se prepare para conseguir o tão almejado cargo na Administração Pública!

 

Os três assuntos de português para concurso que são essenciais

Muitas vezes, os estudantes se concentram em revisar conteúdos relacionados a exatas e aos conhecimentos gerais da profissão e acabam esquecendo que a parte gramatical é tão importante quanto. 

Embora a língua seja exercitada a todo momento — enquanto lemos, escrevemos e conversamos —, as normas podem ser confusas e também precisam ser estudadas para garantir um bom resultado no concurso público. 

A interpretação de texto, por exemplo, não é algo que está relacionada, apenas, ao caderno de questões gramaticais. Para todas as demais — e para outras situações da vida, também — é preciso saber como ler e compreender de maneira correta. 

Portanto, não deixe de conferir os três assuntos de português para concurso que mais aparecem nas provas!

1. Crase

As regras de crase são, provavelmente, um dos temas que mais confundem a mente dos brasileiros. Ainda que existam diversas normas, uma dica básica é que a craseado é resultado da junção da preposição a + artigo a. Portanto, em situações que o “à” pode ser trocado por “para a”, a crase está correta.

2. Concordância verbal e nominal

Este é um dos assuntos de português para concurso que mais são cobrados nas provas. Para se sair bem nos exercícios de concordância é preciso saber muito bem a diferença entre a linguagem oral coloquial e a norma culta escrita. 

Prestar atenção no sujeito e nos substantivos que aparecem nas orações é a chave para compreender qual a alternativa correta.

3. Regência verbal e nominal

Assim como no caso da concordância, é preciso ter muita cautela e saber que a maneira como falamos, diariamente, pode não ser da forma como está prevista nas regras gramaticais. 

A regência é a relação que o verbo ou substantivo tem com o seu complemento, sendo que cada um deles requer uma preposição de ligação específico.

 

Agora que já sabe quais os assuntos de português para concurso que mais caem, não fique para trás e estude para ingressar em carreiras federais, jurídicas ou civis com os cursos preparatórios do Damásio Educacional! 

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.