Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

OAB: Por que alguns examinandos tem mais sucesso estudando estrategicamente?

OAB - Como estudar estrategicamente

QUANTIDADE NÃO É QUALIDADE“, com certeza essa frase popular se enquadrou em alguns contextos de suas conversas com amigos, não é?

Referindo-se aos estudos, isso também faz sentido e não deixa de ter uma boa colocação!

Os estudos estão diretamente ligados aos objetivos de pessoas que ambicionam um futuro com mais estabilidade financeira, maior capital cultural e intelectual. Sendo assim, muitas pessoas buscam mudanças nas suas perspectivas de vida através dos estudos.

Ainda assim, isso não significa que estudar  seja uma simples tarefa e por essa razão, os estudantes criam os métodos mais parecidos com sua personalidade para se adequar a rotina de estudos. 

Contudo, a provocação que você deve se fazer é: Será mesmo que para aprender efetividade é necessário esforços descomunais? Está é uma decisão baseada na sensatez e equilibrada no bom senso?  O êxito nos estudos não é representado pelo tamanho dos livros lidos ou mesmo a quantidade de horas estudadas nas madrugadas, colando post it com anotações – em alguns casos – irrelevantes. 

O estudo de forma inteligente

O mindset estratégico para estudar  se inicia quando você identifica em qual disciplina é bom e onde precisa melhorar, construindo um diagnóstico que te dê uma visão macro e organizada sobre seus domínios ou a falta deles. Conforme você melhora nos pontos de atenção desenhados por você, os resultados tendem a ser maiores. Gerenciamento de tempo e organização, são essenciais. 

Segundo uma pesquisa feita sobre o estudo e avaliação estratégica pela revista americana, Psychological Science in the Public Interest, os alunos que faziam reflexões após estudar e avaliavam  seu modo de estudar, conseguiam ter notas mais altas “Os resultados foram claros: os alunos que refletiram estrategicamente sobre como usar seus recursos para aprender efetivamente terminaram com notas mais altas no final do semestre, superando seus colegas em média por um terço.”

Entenda também que apenas analisar  e colocar em métricas seu entendimento do conteúdo no decorrer da rotina não é tão eficaz sem a ação que fará isso se reverter! A conquista da aprovação depende de todo o conjunto, isso é:  DEDICAÇÃO, ESFORÇO, DETERMINAÇÃO, CONFIANÇA, OTIMISMO e a tão importante PRÁTICA!

Com nosso Simulado OAB podemos te ajudar a viver a experiência real de estar sendo avaliado no Exame de Ordem. Participe!

Seja um bom mentor para si mesmo

Outro fator a ser levado em consideração à todos os futuros advogados que irão prestar a 1ª e 2ª Fase, é o quão você consegue administrar seu autocontrole. Em qualquer fase da vida onde estamos sob pressão, o autoconhecimento e inteligência emocional são fundamentais para nos mantermos sóbrios para tomar decisões e ser assertivo. 

Encontre ou desenvolva o melhor método de estudo, respeite seus limites e sempre fomente sua confiança através do preparo. Mensure com frequência seus resultados, mantendo todos os aspectos resultantes na aprovação citados acima, com o ponderamento necessário! 

#EstamosJuntosAtéSuaAPROVAÇÃO!!!

Conheça nossos cursos

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade