Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

O Que Precisa Para Ser Auditor Fiscal Da Receita Federal

O cargo de auditor fiscal é um dos mais cobiçados pelos concurseiros de todo o Brasil. Além dos bons salários, a posição é extremamente respeitada. Você deseja se candidatar, mas não sabe o que precisa para ser auditor fiscal da Receita Federal? 

O Damásio Educacional explica para você!

 

O que precisa para ser auditor fiscal da Receita Federal?

Em primeiro lugar, você sabe o que um auditor federal faz? Ele é responsável pela organização e planejamento da administração tributária e aduaneira. Ou seja, contribui para a melhoria da nação em defesa de uma tributação mais igualitária entre os cidadãos. 

Vamos conhecer o que precisa para ser auditor fiscal da Receita Federal? Confira abaixo:

Graduação

A maioria dos estados brasileiros aceitam candidatos formados em qualquer curso ou instituição – inclusive tecnólogos – para o cargo de auditor fiscal. O estado do Rio de Janeiro, por exemplo, não aceita cursos tecnólogos como graduação, e outros como a Bahia e Roraima, só aceitam candidatos formados em Administração, Direito, Economia, Contabilidade e Engenharia. 

Cursos preparatórios

Quanto antes você começar os estudos para a prova, melhor. O tempo entre a publicação do edital e a prova é curto, por isso estar preparado o quanto antes é essencial, até porque a concorrência é alta e você precisa saber como se preparar e fazer um concurso público, não é mesmo?

 

Passei no concurso, posso trocar de cidade com outros fiscais?

Infelizmente não. Se você prestou o concurso para auditor fiscal em uma cidade do Rio Grande do Sul e passou, é lá que você deverá exercer o cargo. O que pode acontecer, é você realizar um concurso de remoção de cidades após um determinado tempo, porém a lista de espera pode durar até 10 anos!

 

Os tipos de auditores fiscais

Dentro do cargo, você pode ainda escolher entre ser um fiscal externo ou interno. 

  • A fiscalização externa é responsável por ir até uma determinada empresa e fiscalizar os seus trâmites, local de trabalho e como exercem suas atividades. Também é seu trabalho apurar sobre irregularidades fiscais.
  • Já a interna atende o público dentro de repartições, sem ir até a empresa. Julgam processos, oferecem consultorias tributárias, cobranças, entre outros. 

 

E aí, está preparado para realizar o concurso agora que você sabe o que precisa para ser auditor fiscal da Receita Federal? No Damásio Educacional você encontra diversos concursos públicos para se preparar adequadamente para qualquer cargo. Confira no nosso site!

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e Aceito a Política de Privacidade