Bem-vindo!

Blog Damásio

Compartilhar

O Que Faz Um Técnico do Seguro Social do INSS e Como é a Carreira?

Quem sonha em prestar um concurso precisa conhecer algumas das principais funções dos órgãos do país. Saber o que faz um técnico do seguro social do INSS é importante, pois esta é uma carreira de alta demanda e pode ser uma ótima forma de se tornar um funcionário público.

Se você ainda não compreende qual a função desse profissional, veja só as informações relevantes que selecionamos para você!

Afinal, o que faz um técnico do seguro social do INSS

Para você que deseja saber o que faz um técnico do seguro social do INSS, saiba que o reconhecimento da situação dos solicitantes, orientação, atenção e esclarecimento de dúvidas aos beneficiários são, entre muitas outras atividades, algumas de suas funções. 

Além disso, o responsável por esse cargo deve realizar atividades internas e externas — tanto para apoio como suporte técnico. A revisão e avaliação dos benefícios oferecidos pelo órgão também fazem parte da função dessa modalidade de profissional.

Ou seja, ele é o primeiro contato pessoal que o solicitante dos benefícios do INSS tem. Para exercer a função é preciso ter, portanto, habilidades para lidar com o público e paciência para explicar o cenário de cada segurado.

Como é a carreira do técnico do seguro social?

Agora que você já sabe o que faz um técnico do seguro social do INSS, entenda como é dividida essa carreira. 

Existe uma divisão entre classes A, B, C e Especial. Enquanto a A conta com cinco padrões — ou seja, níveis —, as demais apresentam quatro.

Portanto, ao ingressar na carreira, o profissional começa no padrão I da classe A — cargo mais baixo — e pode chegar até ao padrão IV da classe Especial — cargo mais alto, por meio de progressão funcional ou promoção.

Desta forma, o salário apresenta variáveis de acordo com a classe e o padrão. Além dessa remuneração, ainda há vale transporte e alimentação e, caso o colaborador queira, plano de saúde.

Quais os pré-requisitos?

Para poder se candidatar e prestar concurso para se tornar um técnico do seguro social do INSS é preciso:

  • ter certificado de conclusão de curso de nível médio ou curso técnico equivalente, reconhecido pelo MEC;
  • ser brasileiro; 
  • ter mais de 18 anos; 
  • possuir uma prova de quitação com as obrigações eleitorais e militares, caso o candidato seja do sexo masculino.

Gostou de saber o que faz um técnico do seguro social do INSS? Então se prepare para prestar concurso público com os cursos do Damásio Educacional

Gostaria de saber mais sobre nossos cursos?

Li e concordo com a política de privacidade, bem como com o tratamento dos meus dados para a finalidade prevista neste formulário. Ao continuar, você aceita que a DAMÁSIO e demais instituições de ensino do mesmo Grupo Econômico entrem em contato.